Esportes

Da base a artilheiro da temporada, conheça Paulo Baya, o menino que está brilhando no time profissional do FC Cascavel

Natural da cidade de Bom Jesus do Tocantins no estado do Pará, o atacante chegou ao time da Serpente Aurinegra no ano passado e já é o artilheiro da equipe nessa temporada

Da base a artilheiro da temporada, conheça Paulo Baya, o menino que está brilhando no time profissional do FC Cascavel

Ser jogador de futebol é um dos sonhos mais comuns no Brasil. O futebol envolvente, cheio de ginga e dribles é uma das características do país, reconhecido mundialmente como celeiro de grandes jogadores.

E Paulo Henrique Silva Ribeiro, mais conhecido como Paulo Baya, também cultivou esse sonho desde pequeno. Muito tempo se passou e hoje, aos 21 anos, ele está conseguido realizar esse desejo no Futebol Clube Cascavel. “É um apelido de infância e todos me conhecem assim. Minha irmã quando pequena não conseguia falar meu nome direito e me chamava de Baya, e isso acabou pegando, virou apelido, e agora é quase como um sobrenome. Tem um significado muito importante para mim e gosto de ser chamado assim”.

Essa história não começou recentemente, mas sim aos sete anos de idade. Mais precisamente nos campos da cidade de Bom Jesus do Tocantins, no estado do Pará. “Comecei a jogar bola com sete anos de idade com os amigos. No início era só brincadeira de criança, a gente jogava na rua, ao lado do estádio, mas nessa época não sonhava em ser jogador de futebol, era uma diversão”.

O desejo de se tornar um atleta de verdade veio apenas no ano de 2010, quando Baya tinha 11 anos. Influenciado por um de seus tios, fez teste em uma franquia do famoso jogador Zico. Lá ele teve que enfrentar garotos mais velhos e mesmo assim se destacou. “Disputei muitos campeonatos na região norte do Brasil, e graças a Deus sempre me destaquei por onde passei”.

Nessa idade Paulo já chamava a atenção de olheiros nas competições em que participava. Mesmo assim, nem sempre foi fácil, e hoje aos 21 anos ele lembra de um episódio difícil em sua trajetória no futebol.

Em 2012 depois de disputar um campeonato, Baya foi chamado para integrar as categorias de base do Santos Futebol Clube. Deslumbrado com a oportunidade que sonhava, de ir para um clube grande, onde a base é reconhecida mundialmente, o menino se preparava para dar um novo passo em sua carreira. “Faltando uma semana para ir até a cidade de Santos em São Paulo, onde deveria me apresentar, eu sofri um acidente e acabei fraturando o tornozelo. Chorei mais por saber que não poderia ir do que pela dor. Mas não desisti, me recuperei e voltei a treinar”.

A dor de ver uma oportunidade escapar das mãos não tirou o foco do menino de 13 anos que logo teria outra chance de mostrar seu talento. “Depois de recuperado fui para a base do Atlético Mineiro, passei dois meses lá, mas fui dispensado. Foi então que eu desanimei do futebol e coloquei meu sonho em dúvida, se era mesmo isso que eu queria para mim”.

Desiludido pelo insucesso em Minas Gerais, Paulo deixou o futebol de lado, não treinava e nem mesmo brincava mais com os amigos. Mas o talento do menino despertou a insistência de duas pessoas muito importantes para o atual jogador do Futebol Clube Cascavel. “Meu amigo de infância Luciano e meu primo Jobert, insistiram para que eu voltasse a treinar e me convenceram a retomar”.

O tempo passou, Paulo Baya recomeçou a saga em busca de se tornar um atleta profissional. Primeiro passou por testes no Carajás de Belém do Pará onde foi aprovado. Antes mesmo de se apresentar Paulo teve oportunidade de ir até Goiânia, onde jogou em 2017 seu primeiro campeonato federado pela equipe do Clube Jaó. “De lá fui para a equipe do Raça Sport Brazil, onde me destaquei novamente na Copa Goiás e assinei meu primeiro contrato ainda como jogador da base”.

Já em 2018, passando as férias em Bom Jesus do Tocantins, Paulo recebeu propostas de clubes do sul do país e teve uma passagem pela equipe do Brasil de Pelotas, mas devido ao contrato com a equipe de Goiânia, o jovem atleta teve que retornar e foi repassado ao time do Paysandu de Belém do Pará, onde disputou a Copa do Brasil Sub-20. “Voltei novamente para o Raça Sport Brazil e decidi cumprir meu contrato com eles e só então buscar novas oportunidades. Foi quando apareceu o Futebol Clube Cascavel em 2019. Aqui disputei no ano passado o Paranaense Sub-20 e fui muito bem. A estrutura no clube e a visão da comissão em apostar na base também auxiliou no meu crescimento para desenvolver melhor futebol”.

As atuações do atacante não só chamaram a atenção durante o campeonato, mas também renderam ao garoto a promoção da base para o time profissional da Serpente Aurinegra. Ele descreve como foi receber a notícia de que faria parte do elenco que disputa a Série A do Paranaense em 2020. “Foi um momento único, foi perfeito, lembrei de quando eu era criança, do sonho de ser profissional, e aqui eu consegui realizar isso. Quando eu fui informado eu liguei para minha mãe, foi emocionante, falei com a família. Era um sonho que estava se tornando realidade”.

E a realidade tem sido ainda melhor do que ele poderia sonhar. O garoto fez sucesso no Paranaense 2020 e no Brasileirão da Série D. Autor de três gols no estadual, contra os times do Coritiba, Operário e Londrina, Paulo Baya também já soma 5 gols na competição nacional, marcados contra as equipes cariocas da Cabofriense, Portuguesa e Bangu. O artilheiro isolado da Serpente Aurinegra no ano também balançou as redes duas vezes contra o rival Toledo.

O técnico Marcelo Caranhato falou sobre o garoto que vem fazendo bons jogos com a camisa do FC Cascavel. “É mais um menino da base que vem sendo utilizado, evoluiu muito no estadual, com três assistências e três gols. Ainda está em fase de formação, estamos lapidado o Paulo, é um jogador que hoje já entende mais sua função e o espaço que ele ocupa dentro do campo. Mas é preciso ter paciência, é um jovem com um potencial enorme. Nosso papel enquanto comissão é ajudar ele a crescer, não tenho dúvidas que daqui um tempo veremos ele atuando em clubes maiores”.

No comando da Serpente, Marcelo também destaca que o sucesso do atacante também está atrelado ao jogo coletivo da equipe. “O grupo ajudou muito ele também, sempre digo que um time encaixado, com uma estrutura de jogo sólida, onde a força do grupo é a prioridade, assim como o nosso é, possibilita jogadores a se destacarem individualmente, foi assim com o Paulo e com outros atletas”.

Apesar dos oito tentos, ele promete busca manter a fase de goleador. “Sei do potencial que tenho, foi uma surpresa começar o ano jogando o campeonato estadual como titular, mas eu consegui e também mantive um bom nível no Brasileirão. A sensação de marcar esses gols é sempre inexplicável. Estou bem, me destacando, mas sempre jogo pensando que amanhã eu preciso trabalhar mais, treinar mais e entender que assim como hoje estou em um momento bom, amanhã posso não estar, então minha meta é conseguir crescer como atleta e ser forte dentro e fora de campo. Quero dar alegrias para os torcedores e para o clube que me deu a chance de realizar um sonho: ser jogador de futebol”.

Rudinei Guimarães, diretor da equipe de Cascavel comenta sobre o trabalho feito com o artilheiro aurinegro. “É uma jovem promessa que o clube investiu e acreditou, e que vem se tornando realidade. Tem como grande atributo a batida na bola, está ainda no inicio da carreira, mas tenho certeza que vai se tornar um grande jogador. Além disso é uma grande pessoa, tem personalidade, e vai render muitos frutos para o Futebol Clube Cascavel. Sei que iremos vê-lo atuando por grandes clubes”.

Assista aos jogos do FC Cascavel ao vivo e de graça pela MyCujoo

O duelo entre FC Cascavel x Ferrovia será transmitido ao vivo e de forma gratuita pela plataforma de streaming MyCujoo. Para acompanhar o próximo jogo da Serpente Aurinegra, faça o download do aplicativo ou acesse o site para assistir de graça aos jogos.

Link download Android: https://snip.ly/6rv96w

Link download IOS: https://snip.ly/6jdguj

Agenda de jogos: https://snip.ly/z8yn0u

Link Cabofriense x FC Cascavel: https://snip.ly/p3g9af

Camisas e produtos oficiais

O torcedor que deseja adquirir os produtos do Futebol Clube Cascavel pode se dirigir até umas das lojas oficiais do clube, que estão localizadas na Avenida Brasil: container em frente à Havan e kombi em frente às Pernambucanas.