Cotidiano

Curso de Biomedicina da Univel realiza Projeto “Saúde do Imigrante”

Os acadêmicos realizaram diversos exames de forma gratuita e explicaram sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde 

Curso de Biomedicina da Univel realiza Projeto “Saúde do Imigrante”

Com objetivo de promover saúde aos imigrantes residentes em Cascavel, o curso de Biomedicina do Centro Universitário de Cascavel – Univel, desenvolveu o projeto de extensão “Saúde do Imigrante”, no qual foi realizado diversos exames laboratoriais para identificar doenças como diabetes, parasitoses, colesterol alto, anemias, entre outras e explicaram como funciona o Sistema Único de Saúde.

De acordo com a coordenadora do curso de Biomedicina, Talitha Stefanello, o projeto foi uma oportunidade de os acadêmicos realizarem atendimentos e entenderem como funciona na prática a realização dos exames, além de contribuir com a comunidade de imigrantes. “A ideia principal era a realização de exames laboratoriais que pudessem identificar diversas doenças importantes e frequentes na população e também explicar a eles como funciona o nosso sistema de saúde pública, o SUS, quais serviços são ofertados, quais são direitos deles, quando procurar uma UPA, uma UBS, entre outros atendimentos”, conta Talitha.

Para a acadêmica do 4° semestre do curso de Biomedicina, Heloísa Helena Medeiros Dal Molin, participar de projetos como esse é de suma importância pois é uma oportunidade de colocar em prática atividades da futura profissão. “Participar do projeto é importante, principalmente para nós termos essa experiência de coletar sangue, de emitir os laudos e atuar com atividades que vai fazer parte da profissão que iremos atuar, além de se tratar um lado mais humanista porque tivemos contato direto com o paciente”. O projeto de extensão “Saúde do Imigrante” envolveu quatro disciplinas do 4º período de Biomedicina, hematologia clínica, parasitologia clínica, imunologia clínica e citopatologia e uroanálise. Cada professor ficou responsável por realizar determinados exames laboratoriais com os alunos.

 

+++

 

Univel participa do Projeto Rondon

 

Uma experiência que busca a integração social, o desenvolvimento sustentável e a construção da cidadania

 

O Projeto Rondon é uma ação interministerial, organizado pelo Governo Federal, governos estaduais e municipais, que ocorre com o objetivo de inserir a comunidade acadêmica em municípios com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) baixo, para a realização de ações que visam a inclusão social e a redução de desigualdades regionais.
O Centro Universitário Univel foi uma das instituições selecionadas para realizar estas ações no município de Vitória do Jari, Amapá. Recentemente o professor Julio Cesar Antunes Ferreira, que irá acompanhar os acadêmicos na operação Amapá Mais Forte em fevereiro, foi até a região para conhecer a comunidade e a população local. De acordo com o professor Julio Cesar, participar do Projeto Rondon é uma experiência muito enriquecedora, porque é uma vivência muito diferente da nossa realidade, sendo uma oportunidade para os alunos conhecerem um outro estado, uma região carente e poder fazer a diferença na vida das pessoas que vivem nessas comunidades.

 

++

 

Univel Play: o maior evento de

educação da região acontece hoje

 

Alunos do ensino médio de Cascavel e região foram convidados para viver um dia de experiências e realizar a prova do vestibular 

 

O Centro Universitário de Cascavel – Univel vai receber neste dia 19 de novembro, sexta-feira, estudantes concluintes do ensino médio de Cascavel e região para uma experiência incrível. Eles foram convidados para participar do Univel Play, um evento para os alunos conhecerem mais sobre os cursos em oficinas com atividades dinâmicas, voltadas para a educação.

O Univel Play vai iniciar às 9h da manhã, com uma super estrutura voltada para que o estudante viva experiências que vão ajudar a conhecer mais sobre o curso que deseja para o seu futuro, além de poder compartilhar ideias com os professores, acadêmicos e aproveitar as atrações surpresas que vão acontecer pela manhã. No mesmo dia, acontece a Prova do Vestibular, com previsão de início para às 13h e encerramento às 18h.

 

Programação especial 

Com uma programação especial pela manhã voltada para que os estudantes vivam as melhores experiências e possam aprender, compartilhar conhecimento e ideias sobre as futuras profissões, a Programação do Univel Play contará com shows surpresa, júri simulado, oficinas de criatividade, sala das emoções, grafite, pintura, teste vocacional, visita à Fazenda Escola, tour pela Clínica Odontológica e Clínica Veterinária além de outras atividades especiais. Mais informações pelo telefone (45) 98801-7885 ou nas redes sociais da @univeloficial.