Cotidiano

Crea-PR orienta sobre segurança na hora de instalar iluminação de Natal

População precisa analisar se enfeites têm certificação internacional, além de prestar atenção na tensão dos produtos

Crea-PR orienta sobre segurança na hora de instalar iluminação de Natal

 

Natal é época de luzes e preparar casas e empresas para esta data já é tradição. Até mesmo em locais públicos, a beleza desta época do ano está explícita nas decorações montadas para dar a esses espaços um ar natalino.

Apesar de parecer algo simples, a instalação desses enfeites também exige atenção para evitar curto-circuitos e outros acidentes, como incêndios, por exemplo. É por isso que o Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) orienta sobre a segurança na hora de comprar e na hora de instalar os enfeites da época. “É preciso analisar o modelo, o tipo de lâmpadas a ser usado, além dos famosos pisca-piscas. É imprescindível que se verifique se há certificação internacional nestes produtos, pensando na segurança das pessoas que vão estar no ambiente”, explica a Engenheira Eletricista e conselheira do Crea-PR, Luana Veber.

Outro ponto importante é verificar se esses enfeites estão compatíveis com a fiação do imóvel, para evitar sobrecarga no sistema elétrico. “Muitas pessoas usam os famosos “Ts”, e conectam vários aparelhos em uma unidade só. Isso pode causar sobrecarga no sistema, um dano e até mesmo um choque elétrico”, alerta.

Segundo a especialista, na hora de instalar esses produtos, é preciso ainda mais cuidado. “Nossa orientação é contratar pessoas qualificadas para fazer essa instalação, para evitar problemas, tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo. São coisas que parecem simples, mas podem causar um estrago se mal instaladas”, conclui.

Ainda de acordo com o gerente da regional Cascavel do Crea-PR, é importante que as pessoas se conscientizem sobre a instalação correta e, ainda, tenham consciência de que é possível sempre contar com um profissional especializado.

“Nessas contratações, é sempre importante o proprietário exigir a ART do profissional ou da empresa, visto que isso atesta a responsabilidade técnica do contratado. É mais uma forma de garantir a decoração natalina, mas com segurança e expertise”, conclui Geraldo.

(Assessoria)