Agronegócio

Coopavel distribui 32 mil mudas em homenagem ao Dia da Árvore

As espécies entregues pela cooperativa em lembrança ao Dia da Árvore são de angico, ipê, araçá, cereja, pitanga e canafístula.

Coopavel distribui 32 mil mudas em homenagem ao Dia da Árvore

A Coopavel faz a distribuição de mais de 32 mil mudas de espécies nativas em toda a sua área de abrangência, que envolve 23 municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. O gesto é tradição da cooperativa e comemora o Dia da Árvore, oficialmente lembrado em 21 de setembro.

A entrega envolve comunidade, escolas e produtores rurais cooperados, informa a engenheira agrônoma Edinéia Ballan Muller, do Departamento de Meio Ambiente da Coopavel (filiais). “Juntamente com a entrega das mudas, gratuitamente, ocorrem atividades complementares que chamam a atenção das pessoas para a preservação e para a produção de alimentos de forma sustentável”, segundo Edinéia.

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, considera o 21 de setembro como uma data emblemática para o Brasil. “Com mais de 60% do seu território preservado, o País é um exemplo para o mundo de respeito ao meio ambiente. O agronegócio há muito está atento a essas questões e investe cada vez mais na proteção da natureza e em conceitos ligados à sustentabilidade. E essa atitude responsável e necessária está bastante presente no cotidiano do movimento cooperativista brasileiro”, afirma Dilvo.

Espécies

As espécies entregues pela Coopavel em lembrança ao Dia da Árvore são de angico, ipê, araçá, cereja, pitanga e canafístula. As mudas vêm de uma parceria que a cooperativa mantém com o viveiro do IAP (Instituto Ambiental do Paraná). O repasse anual, por meio dessa parceria, chega a até 80 mil mudas.

Algumas ações já previstas são, em Lindoeste, em conjunto com a igreja católica entregar mudas em troca de alimentos. A arrecadação será então distribuída a famílias carentes do município. Já em parceria com a empresa UPL será realizado trabalho de recuperação e recomposição de mata ciliar em uma nascente em Juvinópolis, distrito de Cascavel. Também vai ocorrer ação em Braganey, na 1ª Romaria dos Ciclistas, que receberão, além de muda, água e lanche.

A agrônoma Edinéia, que atua no Departamento de Meio Ambiente da Coopavel

Fonte: Assessoria