Cotidiano

ConstRua Cidadão colhe mais um fruto da proposta do programa

Programa implantado em maio de 2017 trabalho no resgate da cidadania de pessoas em situação de rua; também ontem Paranhos recebeu o certificado de Cascavel "Cidade Amiga do Idoso"

O Natal nunca teve um significado tão especial para Douglas Felipe Antunes como neste ano. Durante anos ele viveu nas ruas de Cascavel, alcoolizado. Mas, foi alcançado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que ofereceu a ele a oportunidade de mudar de vida. "E eu agarrei a chance, pedi às assistentes sociais uma nova oportunidade e fui encaminhado para o projeto Construa Cidadão", conta Douglas.

Este programa foi proposto pelo prefeito Leonaldo Paranhos, no dia 1º de maio de 2017. Mais de 50 pessoas já passaram pelo Construa que oferece uma bolsa de R$ 300,00, oficinas profissionalizantes e a realização de atividades laborais em vários locais do Município. "Com esta rotina a gente consegue concretizar momentos como este, o emprego formal para as pessoas que realmente querem mudar de vida", disse o Secretário de Assistência Social Hudson Moreschi Júnior.

A notícia do novo trabalho de Douglas foi dada no final da tarde de quarta-feira (12), no gabinete do prefeito Leonaldo Paranhos que não disfarçou a alegria em ver a transformação de vida de Douglas Felipe Antunes. "O Construa foi concebido com este cenário: dar oportunidade, resgatar as pessoas e demonstrar que o poder público tem apreço por elas. Elas não podem sentir que estão isoladas. E ter aqui a oportunidade de ter mais uma pessoa encaminhada, já com carteira assinada, é uma alegria grande. É um grande presente de Natal para mim, enquanto prefeito e para ele, que será referência para os demais", ressaltou Paranhos.

O anúncio da contratação de Douglas foi feito pela presidente de honra do Provopar, Fabíola Paranhos, que leu emocionada uma carta onde relatava a efetivação do jovem como o mais novo funcionário da entidade. "É merecimento e esforço dele. Ele se dedicou e sempre cumpriu os horários. Mesmo como voluntário, ele sempre teve responsabilidade com as nossas ações do Provopar", disse Fabiola Paranhos.

Na mesma hora, o novo funcionário do Provopar recebeu a camiseta de uniforme e a carteira registrada. O presente foi entregue a ele no gabinete do prefeito, acompanhado das assistentes sociais responsáveis pelas abordagens a Douglas nas ruas da cidade. Para o prefeito este foi um momento muito especial, porque "estamos trabalhando com pessoas que realmente precisam e querem de uma oportunidade e o Construa Cidadão foi criado com esta finalidade, resgatar oferecer dignidade às pessoas que  querem mudar de vida".

Cidade amiga do idoso

Na mesma oportunidade, o secretário Hudson e o diretor da secretaria, Emílio Martini, entregaram ao prefeito Leonaldo Paranhos o certificado de "Cidade Amiga do Idoso" que inclui Cascavel no projeto do Governo Federal. Em todo o País, dos 5.570 municípios, apenas 314, integram este projeto e Cascavel é um deles. "Desde o início, junto a Secretaria de Assistência Social, planejamos isso. Sabemos que a realidade do Brasil e do mundo está mudando. As pessoas estão vivendo mais e a nossa cidade não é diferente", pontuou o prefeito.

Paranhos disse ainda que o governo municipal trabalha para "ser referência para o Brasil no cuidado com o idoso, não só em programas de atenção, mas queremos de fato ser uma referência, uma cidade amiga do idoso. E, amigo do idoso não é apenas uma cidade que apenas faz um encontro. É respeitar o idoso e oferecer a ele a recompensa de tudo o que fizeram até aqui. Já temos a primeira das cinco estrelas que temos que atingir neste programa e vamos chegar a estrela de ouro porque vale a pena este grande investimento".