Política

Comitiva da Nova Ferroeste apresenta detalhes do novo traçado

eunião aconteceu na manhã desta sexta-feira no gabinete do prefeito Leonaldo Paranhos, que no início da semana esteve em Curitiba no lançamento do novo traçado ferroviário

Comitiva da Nova Ferroeste apresenta detalhes do novo traçado

Investimentos que devem chegar a R$ 25 bilhões, o traçado da Nova Ferroeste foi discutido na manhã desta sexta-feira (25) em Cascavel com a comitiva que, desde o início da semana realiza reuniões em vários municípios do Paraná.

O prefeito Leonaldo Paranhos, que no início da semana esteve em Curitiba no lançamento do novo traçado da ferrovia, disse que os novos trilhos da Ferroeste irão transformar e consolidar definitivamente a região Oeste.

“Será a transformação definitiva da nossa região no que diz respeito a mobilidade, ao transporte. Inclusive vai ter um reflexo direto na vida das pessoas porque nós teremos um resultado bastante positivo no que diz respeito à economia do transporte. Isso, evidentemente, impacta lá na ponta para os consumidores”, afirma

O coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, diz que um empreendimento desse porte vai transformar o Paraná e será uma solução nacional para o modal logístico. Os investimentos terão a participação do capital privado. “É um projeto absolutamente transformador e atrativo para o mercado de capital”, diz Fagundes.

O diretor-presidente da Ferroeste, André Gonçalves, diz que a estimativa com a nova malha ferroviária é a redução de até 30% no custo do transporte. “Isso potencializa a nossa região”, declara.

O projeto da Nova Ferroeste está em fase final dos estudos de viabilidade técnica e econômica e de impacto ambiental. Segundo o Governo do Paraná, Cascavel será o hub logístico da Nova Ferroeste. A previsão, de acordo com os estudos preliminares de traçado e demanda, é que o terminal de transbordo já instalado na cidade e que será revitalizado, conecte os ramais do Mato Grosso do Sul e de Foz do Iguaçu.