Opinião

Coluna OAB Cascavel: Meia Maratona, Urnas eletrônicas

Coluna OAB Cascavel: Meia Maratona, Urnas eletrônicas

Meia Maratona

 

O programa Corrida Legal, da Comissão de Esportes da OAB Cascavel, fez bonito na 1ª Meia Maratona de Cascavel, organizada pela Fundação Municipal de Esporte e Cultura e realizada no último domingo. As advogadas Anne Moura e Carla Hommerding fizeram pódio duplo na categoria 10 Km; Patrícia Paranhos brilhou na categoria 21 km e os advogados Marcos Antonio Garcia da Fonseca e Claudir de Oliveira Morais se destacaram no Masculino.

 

Patrulha Maria da Penha

A OAB Cascavel se fez presente na sessão solene de homenagem à Guarda Municipal – Patrulha Maria da Penha, realizada na Câmara de Vereadores. A proposição partiu da vereadora professora Liliam Porto, em alusão aos relevantes serviços prestados pela patrulha em Cascavel.

 

Oficina com o Sebrae

Representantes da CAI (Comissão de Advocacia Iniciante) da OAB Cascavel participaram de uma oficina de Planejamento Estratégico promovida em parceria entre OAB e Sebrae. A CAI está definindo o que precisam, quem buscará atender demandas, quando e como.

 

Direito Eleitoral

Os advogados Luciano Katarinhuk e Alexandre Gregório, de Cascavel, foram nomeados pela OAB PR como membros da Comissão Estadual de Direito Eleitoral da Seccional. A portaria 150/22, publicada no dia 22 de abril, foi assinada pela presidente da Seccional, Marilena Indira Winter.  A OAB possui histórico em atuar como mediadora em debates e de forma consultiva quando há dúvidas sobre a aplicabilidade das leis.

 

Direito Sistêmico

A Comissão de Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos da OAB Cascavel realiza no dia 26 de maio, na sede da Subseção, a partir das 19h, um Workshop sobre Direito Sistêmico.

O evento é voltado a profissionais de Direito, servidores públicos, universitários e demais interessados no tema.

 

Urnas eletrônicas

A advogada Thays Mendes Gomes, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Cascavel, participou de encontro com o desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), além de demais desembargadores e servidores do Tribunal. O objetivo de tratar sobre temas referente às eleições 2022, como confiabilidade e segurança das urnas eletrônicas e combate à desinformação.

 

Direito Previdenciário

Foi realizada na sede da OAB Cascavel, uma palestra sobre temas relacionados à Advocacia Previdenciária, como rotina de trabalho, atendimento, documentação, CNIS, guias de recolhimento, sistemas (SAG, Gerid e Meu INSS), processos administrativos, cumprimento de tarefas e demais dúvidas da advocacia. O evento contou com a presença de Rodrigo Modolo, gerente da Agência do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). A iniciativa foi da Comissão de Direito Previdenciário.