Opinião

Coluna Juliano Gazola

Há um motivo por estarmos vivos.

Coluna Juliano Gazola

 

 

Um remédio poderoso para combater ansiedade e depressão, que tenho defendido com muita vitalidade, é o servir. Contudo há a necessidade de se aprender a servir com sabedoria.

Na vida adulta, consiste o caminho para a sabedoria mais nobre, mais coeso e íntegro. Nesta semana, durante alguns atendimentos, infelizmente ficou evidente que várias doenças, muitas delas sérias, estão intimamente ligadas ao egoísmo, que nos deixam de fazer um favor, o bem, o negar o serviço.

Para tudo que existe nesta vida, há uma ordem. A ordem da criação, a ordem da cadeia alimentar, a ordem familiar e tantas outras que devemos tomar conhecimento.

Avalie se você vem negando pedidos de ajuda com frequência. É um bom termômetro para aferir o seu umbigo.

Articular de forma eficiente entre nosso objetivo final e os nossos afazeres do dia a dia é o que de fato nos faz funcionar como seres humanos, fruto da divina obra.

O fracasso nesta articulação resultará em desorientação, em despreparo e até mesmo num servir pífio.

Este declínio em servir só se evita quando de fato colocamos as coisas em ordem. A chave esta no estabelecer uma hierarquia de importância clara, e a partir disto ordenar seus afazeres.

Há muitas pessoas que sofrem com as interrupções, durante as demandas rotineiras, seja nos estudos, nas tarefas do lar e no trabalho. E para todas as áreas, há soluções dentro de um padrão elevado de sabedoria.

Em seus estudos, será que você pode mudar seu ambiente, será que pode acordar horários específicos para servir ao outro e tolerar interrupções? Será que você pode desenvolver habilidades novas de concentração com o mínimo de barulho?

Nas tarefas domésticas, será que você tem dificuldades em passar instruções, será que lhe falta clareza? Será que os horários que você definiu para as tarefas são as melhores opções? Se você não vive sozinho no lar, existem responsabilidades que poderão ser mais bem distribuídas?

No seu trabalho, você é interrompido e não consegue servir com qualidade. Você é interrompido pelo chefe ou seu liderado? Se lhe interrompem por motivos sem importância, será que você possui dificuldades em dizer não com elegância? As pessoas que trabalham em seu redor sabem o exato momento em que você está ocupado? Se não, qual a dificuldade em comunicar?

Definitivamente não conseguimos colocar nada no lugar, sem estabelecer uma hierarquia de importâncias. Por isto é importante você definir:

1) Quais suas cinco prioridades principais? Apenas as realistas.

2) Você está lutando contra as ambições egoístas e a ganância?

3) De que forma essa luta tem influenciado suas prioridades?

4) Como reordenar suas prioridades para vencer essas duas atitudes destrutivas?

Para colocar o seu servir em ordem, ordene seu ambiente primeiro. Uma excelente inspiração para organizar nossas prioridades está na fonte, no livro de Lucas 10. 38-42. Neste trecho percebemos o quanto as ótimas oportunidades são perdidas quando não priorizamos as coisas mais importantes.