Publicidade

ESPLANADA

Coluna Esplanada: Lula e o vice

12 de maio de 2021 às 08:00
Publicidade

Lula e o vice

Lula da Silva está telefonando para empresários amigos do eixo Rio-São Paulo-Belo Horizonte para retomar o diálogo com o PIB nacional. Tarefa que ele deu para si mesmo. Os diálogos visam encontrar um vice para sua chapa presidencial. Numa frente, trabalha no instituto que leva seu nome em São Paulo. Em outra frente, pessoalmente ou através de aliados, articula num QG montado em Brasília na residência de um parlamentar.

 

Voltou

A coisa foi longe neste Governo Bolsonaro. Renato Naegele, ex-marqueteiro do Governo de Fernando Henrique Cardoso e de parte de Lula da Silva na primeira gestão, será o vice-presidente de Agro Negócios do Banco do Brasil.

 

Memória

O publicitário não foi citado no escândalo, mas era próximo da turma que se enrolou no com o mensalão do PT e dava as cartas dentro do banco como diretor de marketing.

 

O de sempre

Após a crise da saúde no Ministério em Brasília – se é que terá fim -, a pasta vai para a conta do MDB. O discurso está pronto: é pela governabilidade.

 

Fuga oficial

Cinco ex-ministros recentes da Bolívia pediram refúgio político no Brasil. Eles são egressos do governo opositor de Jeanine Añez – que assumiu após a renúncia do presidente Evo Morales, após as denúncias de fraudes nas eleições que o reelegeram para o terceiro mandato. Eles estão hospedados em hotéis e casas de amigos em Corumbá e Campo Grande (MS), em Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO). A situação para eles, que se dizem perseguidos com novo Governo, é crítica que até o ex-ministro da Defesa Luis Fernando Lopes Julio, do Exército, fugiu para o Brasil.

 

Logo ali

Segue a novela no novo governo da Bolívia, de Luiz Arce. Boa parte dos políticos da alta cúpula encolvida na deposição de Evo Morales está presa em La Paz. Quem não está, fugiu para o Brasil e pediu refúgio, como revela a Coluna.

 

Perseguição

“Há uma perseguição sistemática de opositores como resultado do endurecimento do atual regime na Bolívia, a ponto de a Igreja Católica estar sendo acusada de tramar a queda de Evo Morales”, comenta Fernando Tibúrcio, advogado brasileiro que defende ex-ministros bolivianos.

 

Fuga

“Pelo menos quatro ex-ministros do governo da então presidente Jeanine Áñez se encontram hoje no Brasil, com pedidos de refúgio. É fundamental que o nosso governo reconheça o status de presa política da ex-presidente, na esteira do que fez o Parlamento Europeu”, emenda Tibúrcio, que em 2017 foi condecorado pelo presidente Michel Temer com a Ordem do Rio Branco, em razão do papel que desempenhou no episódio da fuga do senador boliviano Roger Pinto Molina.

 

Da praça

Segundo o estudo da QuiteJá, que ouviu cerca de 1.030 usuários da plataforma com idades entre 18 e 60 anos, de todos os estados brasileiros, as preocupações econômicas e sanitárias impactam diretamente na expectativa de compras dos brasileiros: 25,6% dos entrevistados disseram que não iriam comprar presentes para o Dia das Mães.

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE