COLUNAS

Coluna Esplanada

20 de janeiro de 2022 às 09:22
Publicidade

 

Preocupante

À Coluna, o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, afirma que a situação é preocupante: “Estamos em negociação com o Ministério da Saúde para não encerrar o financiamento de leitos de UTI agora. Essa é uma das nossas principais preocupações”.

 

Na escuta

Os ministros da Justiça, Anderson Torres, e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), Augusto Heleno, devem ser convocados para explicarem, no Senado, a suposta aquisição de sistemas de espionagem junto à empresa DarkmmMatter.

 

Cobiça

A presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, senadora Kátia Abreu (PP-TO), quer a presença dos dois no colegiado já em fevereiro, quando o Congresso voltar do recesso. “Por qual motivo o Planalto cobiça essa tecnologia em ano eleitoral?”, indaga.

 

Espinhosas

Caciques do PSB e do PT não descartam, mas veem a possibilidade de formação de uma federação partidária cada vez mais remota. No centro do embate, estão disputas regionais:  São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Espírito Santo e Acre. Os presidentes dos partidos – Gleisi Hoffmann (PT) e Carlos Siqueira (PSB) – se reúnem hoje em Brasília para tentar aparar as arestas espinhosas.

 

Vistos

A quantidade de vistos dos Estados Unidos concedidos a cidadãos brasileiros cresceu 584% em novembro na comparação com dezembro, mostra levantamento da AG Immigration e Departamento de Estado dos EUA. Do total, 98,24% são da categoria não-imigrante – que não permite à pessoa viver nos EUA –, enquanto 1,76% são para fins imigratórios.

 

Inflação

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) confirmam que a inflação foi mais forte para os pobres do que para os ricos ao longo de 2021.  Segundo o estudo, a classe de renda mais baixa sofreu principalmente o impacto dos reajustes de 21,2% nas tarifas de energia elétrica e de 37% do gás de botijão.

 

 

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE