Opinião

Coluna Conexão Esporte: em busca da grana

A Copa do Brasil se tornou o mais rentável torneio para os times do futebol brasileiro

Coluna Conexão Esporte: em busca da grana

Não é novidade que a Copa do Brasil se tornou o mais rentável torneio para os times do futebol brasileiro. Para estar lá, é preciso atender aos critérios de cada federação estadual ou ao ranking da CBF, algo que depende de história e resultado.

Neste ano, o Toledo teve a chance de disputar por conta do vice-campeonato estadual do ano passado. Acabou eliminado pelo Náutico, mas colocou algo em torno de R$ 600 mil no caixa, o que deve dar suporte para encarar a Série D, que começa em menos de um mês.

Atualmente, o Paraná Clube é quem está na linha de batalha para seguir na competição. Com sérios problemas financeiros, acordos judiciais e a falta de parceiros para injetar grana, o time tenta se classificar diante do Botafogo para ampliar para quase R$ 5 milhões o total de premiações.

Parte desse dinheiro fica pelo meio do caminho, como pagamento de bicho aos jogadores, entre outros, mas já é um bom alívio no aperto.

E o torcedor, claro, tem tudo para se empolgar com o time que vem liderando a Série B. Aliás, vale lembrar do trabalho do Allan Aal no comando. O mesmo que passou aqui, pelo Cascavel Clube Recreativo, e, por pouco, não garantiu o time no Brasileiro deste ano.

Costumo dizer que tradição não paga boleto, mas seria muito bom ver o Paraná se recuperar estruturalmente, por tudo o que já fez no esporte em geral, desde antes da fusão Pinheiros-Colorado.

Bola Oval

E vai ter Brasil na NFL. O brasileiro Cairo Santos, de 28 anos, está de volta ao mundo profissional do futebol americano. O Kicker, ou chutador, foi contratado pelo Chicago Bears, mesmo time que defendeu em 2017. O contrato é a chance de o jogador se reerguer após a despedida no ano passado, quando errou quatro fieldgoals em uma partida e foi demitido.

Bola Pesada

A Liga Futsal confirmou a realização de vários jogos para o decorrer desta semana. Serão oito partidas até o próximo domingo e com a atuação dos paranaenses Marreco, Foz Cataratas, Cascavel Futsal, Campo Mourão e Pato. Depois da apreensão inicial, parece que os confrontos interestaduais estão liberados nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais, vetados na semana passada.

Troféu

Quatro nomes estão sendo apontados na lista de favoritos ao prêmio de melhor do mundo da Fifa, que deverá ser anunciado até o fim de setembro. Com o encerramento do calendário europeu, as especulações foram abertas com Lewandowski, Neymar, Messi, De Bruyne, MBappè, Cristiano Ronaldo, nomes certos na lista de mais votados. Correm por fora: Benzema, Müller, Sergio Ramos e Gnabry.

Disputa boa

Se você fosse o técnico Tiago Nunes, quem escalaria para o ataque do Corinthians??? A chegada de Otero promete acirrar a disputa pela vaga. Ao que tudo indica, o venezuelano chega pra concorrer com Mateus Vital, Léo Natel e Mosquito, já que Jô parece intocável, seja pelos gols que vem marcando, seja pelo investimento feito. Hoje, Otero já poderá estrear.

Tabu

O Fortaleza tem a chance, hoje, de derrubar um tabu que dura 15 anos. A última vez que o time venceu um jogo contra o Corinthians foi em 2005, pelo Campeonato Brasileiro. De lá para cá foram nove jogos e oito vitórias dos paulistas, contando jogos pela Copa do Brasil, pelo Brasileiro da Série A e, até, por um confronto pela Série B de 2008.

Destino

O noticiário de ontem dava conta de um pedido de Messi para sair do Barcelona. Alguns sites chegaram a divulgar que o pedido havia sido enviado via fax, nada normal para os dias de hoje. Em todo caso, a especulação é: para onde Messi vai a partir de agora? As apostas recaem mais fortemente no Manchester City.