Esportes

Coluna Bandeirada do dia 16 de janeiro de 2019

CBA divulga regras para as vagas do Brasileiro de Kart

Seguindo o modelo adotado em 2018, a Comissão Nacional de Kart seguirá adotando as indicações das Federações para oferecer as vagas subsidiadas do Campeonato Brasileiro de Kart para as categorias Codasur Júnior, Codasur e OK Internacional.

Algumas mudanças foram feitas em relação à distribuição de vagas por federação levando em conta, sempre, o número de pilotos filiados no ano anterior.

De acordo com o levantamento feito pela CBA, as vagas para cada uma das três categorias serão assim distribuídas: Federação Paulista – 4; Federação Paranaense – 4; Federação Gaúcha – 3; Federação Catarinense – 3; Federação Mineira -3; Federação do Rio de Janeiro – 2; Federação do Distrito Federal – 2; Federação de Pernambuco – 2; Federação do Maranhão – 2; Federação Goiana – 2; Federação da Paraíba – 2; Federação do Mato Grosso – 2; Federação Cearense – 2, Federação do Espírito Santo – 1; Federação Baiana – 1; Federação do Rio Grande do Norte – 1.

Benefícios

Os importantes benefícios para os competidores dessas classes seguirão sendo ofertados. O grupo de empresas formado pela Iame (Itália), MG Pneus e RBC Motorsport irá fornecer os motores para Codasur e para Codasur Júnior, de forma gratuita. As vantagens incluem também o fornecimento gratuito de dois jogos de pneus do tipo slick para as corridas e, ainda, um jogo de pneus de chuva (este último, caso não seja utilizado, deverá ser devolvido para o representante MG Pneus nos eventos).

Já na categoria OK, os pilotos deverão desembolsar pelo aluguel dos motores o valor subsidiado de R$ 1.300. Também nesta classe os pilotos irão receber de forma gratuita dois jogos de pneus do tipo slick para as corridas.

Levando-se em conta essas três classes, os campeões brasileiros receberão como prêmio a participação gratuita no Campeonato Mundial de Kart CIK/FIA, prova que será realizada de 5 a 8 de setembro na Finlândia, ou, se preferirem, no Iame International Finals, a ser disputado em Le Mans (França) em outubro.

Todas as federações deverão informar à CNK seus pilotos classificados, obrigatoriamente, até 24 de maio de 2019. Caso essa indicação não aconteça até essa data, as vagas remanescentes serão direcionadas às federações estaduais que não tiveram direito às vagas regulares como FAT, FAMS, FSA, Fepauto, Faepi e FAA.

“O sucesso que conseguimos no ano passado com as novas categorias internacionais praticamente nos obrigam a manter o mesmo procedimento de distribuição de vagas para participação do Brasileiro nas classes subsidiadas. Naturalmente, entendemos que o interesse em 2019 tende a ser ainda maior, encaminhando os pilotos a disputarem com muito afinco as competições regionais que irão oferecer essas vagas. Nos próximos dias estou certo de que cada uma das Federações irá anunciar quais campeonatos irão oferecer as vagas e, desta forma, os pilotos e as equipes poderão se programar para buscar seu lugar no Brasileiro”, comentou Pedro Sereno, presidente da Comissão Nacional de Kart.


Paulistas

Kartistas de São Paulo chegam hoje e amanhã a Cascavel para treinar no Kartódromo Delci Damian, iniciando a preparação para o Campeonato Brasileiro de Kart, que será disputado em Cascavel de 15 a 27 de julho.

Saderi

Quem também deverá treinar em Cascavel neste fim de semana é o londrinense Pedro Saderi. Ele disputará a categoria Super Sênior no Brasileiro de Kart.

Felipe Massa

Depois de duas etapas, Felipe Massa admite que a adaptação à Fórmula E (carros elétricos) não está sendo fácil.

Motocross começa em Santa Catarina

O Campeonato Brasileiro de Motocross terá início no dia 14 de abril em São José, em Santa Catarina. As outras seis etapas da temporada serão disputadas em 5 de maio em Morrinhos (GO); 2 de junho em Caldas Novas (GO); 7 de julho em Nova Alvorada do Sul (MS); 4 de agosto em Fama/Alfenas (MG); 1º de setembro em Extrema (MG); e, dia 15 de setembro, em Fagundes Varela (RS).

Brasileiro disputará kart europeu

Um dos principais nomes da nova geração do kartismo brasileiro, Matheus Ferreira vai iniciar aos 11 anos uma importante jornada em sua vitoriosa carreira: ele inicia neste fim de semana sua primeira temporada completa na Europa, disputando os principais campeonatos do mundo, como o Mundial e o WSK (World Series Karting), que têm início nesta semana em Adria com os testes oficiais de inverno. Vice-campeão brasileiro de 2018 e tendo conquistado diversos títulos, como do Paulista de Kart, da Copa São Paulo e das 50 Milhas, Matheus sabe que inicia uma importante jornada no caminho de seu sonho rumo à F1.