Cotidiano

Coluna Bandeirada do dia 09 de outubro de 2018

Hamilton fica mais próximo do título

O inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu o GP do Japão de Fórmula 1, disputada domingo, em mais um passeio, e abriu 67 pontos de vantagem para o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari. Agora ele tem 331 pontos, contra 264 de Vettel. Hamilton poderá ser campeão já no próximo dia 21, tornando-se pentacampeão, se marcar oito pontos a mais que o piloto da Ferrari no GP dos Estados Unidos. Mesmo que vença no México, no Brasil e em Abu Dhabi, Vettel não poderá mais superar Hamilton. Também foram ao pódio no Japão Valtteri Bottas, com a segunda colocação e mais uma dobradinha da Mercedes; e Max Verstappen, da Red Bull, em terceiro.

Giaffone é campeão da Copa Mercosul

Felipe Giaffone fez a festa domingo diante de 28 mil pessoas que abarrotaram as dependências do Autódromo Eduardo P. Cabrera, em Rivera (Uruguai), ao conquistar a Copa Mercosul após duas corridas eletrizantes que foram vencidas por Roberval Andrade e Renato Martins, nesta ordem. Ele foi segundo na Corrida 1 e quarto na 2. Com o título, Giaffone assumiu a liderança do ranking da Grande Final, com dois pontos de vantagem sobre o paranaense Wellington Cirino.

“Eu corri olhando a Copa e deu certo. Queria agradecer à Volkswagen por ter mandado engenheiros, mas a coisa está ficando competitiva. O Roberval na prova 1 era mais rápido, eu não estava segurando; o Cirino vinha forte atrás e trocou de posição com o André e a segunda prova foi uma guerra, com todo o mundo trocando tinta numa boa. Agora, em Curvelo, não tenho chances de campeonato na Copa Sudeste e vou para ganhar as corridas”, comenta o campeão Giaffone, que ficou de fora da primeira etapa da Sudeste e, com isso, não tem mais chances de título.

Cirino, por sua vez, ficou feliz com o Troféu de Prata da Copa Mercosul, já que ele, assim como Giaffone, não tem chances na etapa de Curvelo. “Na largada eu tive um problema e perdi algumas posições e depois o caminhão esquentou, tive de tirar o pé e correr com a calculadora para garantir mais pontos de bônus e acabou dando tudo certo. Parabéns a Rivera pela recepção incrível e agora vamos para MG”.

A próxima etapa da temporada 2018 será no próximo dia 28, em Curvelo (MG), que decide a Copa Sudeste e define os últimos três nomes para a Grande Final, marcada para 2 de dezembro em Curitiba.

Classificação final da Copa Mercosul
Pos. Piloto Pontos
1º) Felipe Giaffone 72
2º) Wellington Cirino 57
3º) Roberval Andrade 54
4º) Renato Martins 46
5º) André Marques 45
6º) Regis Boessio 41
7º) Pedro Paulo Fernandes 33
8º) Beto Monteiro 30
9º) Adalberto Jardim 29
10º) Danilo Dirani 27
11º) Witold Ramasauskas 26
12º) Leandro Totti 26
13º) Luiz Lopes 26
14º) Djalma Fogaça 24
15º) Giuliano Losacco 22
16º) Fabio Fogaça 15
17º) Duda Bana 15
18º) Débora Rodrigues 8
19º) Rodrigo Belinati 5
20º) Rogério Castro 2
 
Ranking da Grande Final
1º) Felipe Giaffone 24
2º) Wellington Cirino 22
3º) André Marques 16
4º) Roberval Andrade 18
5º) Giuliano Losacco 10

Asppac

Em primeira discussão e votação, os vereadores de Cascavel aprovaram ontem pela totalidade dos presentes o Projeto de Lei 96/2018, que declara de utilidade pública a Asppac (Associação dos Pilotos e Preparadores de Arrancada de Cascavel). O projeto é de autoria do vereador Pedro Sampaio.

F-1 nas ruas

Com o objetivo de mostrar aos brasileiros que a F-1 vai muito além do piloto e que mesmo sem um representante brasileiro na temporada atual é possível se divertir com a modalidade, a Heineken anuncia dois grandes eventos abertos ao público. O Heineken F-1 Experience acontecerá no Rio de Janeiro, na Enseada de Botafogo, no dia 4 de novembro (domingo), e em Porto Alegre, no Gasômetro, no dia 10 de novembro (sábado). Para mostrar que as grandes performances nas pistas sempre são fruto de um trabalho em time, a Heineken convidou a Williams Racing, uma das mais tradicionais e importantes da categoria e por onde passaram diversos pilotos brasileiros, diversas atrações musicais de peso, além de shows de drift e motos para garantir toda a emoção e atmosfera da F-1 em um evento nunca feito antes no Brasil. Completa o time da Heineken o ex-piloto da Rubens Barrichello, que será responsável por comandar o show em Porto Alegre. Felipe Massa conduzirá a festa no Rio de Janeiro. 

Motocross

A sétima etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross será realizada em Caldas Novas (GO) nos dias 20 e 21 deste mês, no Complexo Esportivo Jeferson Aragão Júnior.