Governador em exercício

O vice-governador Darci Piana assumiu o governo do Paraná nesta quinta-feira, 7. O governador Ratinho Junior (PSD) embarcou para os Emirados Árabes Unidos para participar da Expo-Dubai, feira internacional de negócios. Piana é o governador em exercício até o dia 17 deste mês. O Brasil é um dos 192 países que marcam presença no evento, que será realizado até março de 2022. A Expo 2020 terá como tema “Conectando mentes, criando o futuro” e focará em soluções para sustentabilidade, mobilidade e oportunidades. O Brasil aposta na exposição como uma vitrine para “reposicionar” sua imagem perante a comunidade internacional e superar a crise econômica depois de meses de pandemia.

SESC Paraná

O SESC Paraná abriu processo seletivo para 154 bolsas de estudo na Educação Infantil para ingresso de alunos de 3 a 5 anos nas turmas de 2022, nos períodos da manhã, tarde e integral. Para concorrer à oportunidade, o candidato deverá ser dependente de trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. As inscrições devem ser feitas entre os dias 10 e 29 de outubro. Além de declarar relação com comerciários, também será necessário comprovar renda familiar bruta de até três salários mínimos.

Vestibular 4.0

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) está com inscrições abertas para três processos seletivos com ingresso no primeiro semestre de 2022, chamados de vestibular 4.0, em três modalidades: geral, medicina e American Academy Health. As provas são realizadas de forma remota, com monitoramento em tempo real, ao vivo, conduzido por fiscais e com auxílio de Inteligência Artificial (IA). As inscrições podem ser realizadas no site multiversidade.pucpr.br até o dia 13 de outubro e a prova será aplicada no dia 17 do mesmo mês.

Posição de destaque

Reunindo 453 universidades, o ranking da AD Scientific Index classifica a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em posição de destaque quanto ao desempenho científico. A instituição multicampi, com unidade em Foz do Iguaçu, conquistou o 79º lugar no levantamento que abrange universidades de toda a América Latina. O reitor Alexandre Webber relacionou o reconhecimento científico ao papel da Unioeste. Para ele, o lugar obtido enfatiza a importância “que o investimento na educação pública, gratuita e de qualidade tem para o nosso país”, declarou.

Eletromobilidade

Técnicos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) iniciaram a prospecção de uma nova parceria com o município de Curitiba para o financiamento de ônibus elétricos, infraestrutura de carregamento para a eletromobilidade e a diversificação de modais com emissão de baixo carbono. Os trabalhos com vistas à eletromobilidade estão integrados ao planejamento da cidade como parte da meta Viva uma Nova Mobilidade Urbana, prevista no plano de governo 2021/2024 do prefeito Rafael Greca e que pretende a ampliação da intermodalidade com prioridade a sistemas movidos à energia limpa.

Repasses

A Secretaria Estadual da Fazenda transferiu aos municípios paranaenses, entre janeiro e setembro de 2021, R$ 7,5 bilhões. Os depósitos são referentes a repasses de Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Fundo de Exportação (FPEX) e royalties do petróleo.  Parte do valor total arrecadado (20%) com o ICMS é direcionado também ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), para promover o financiamento da educação básica pública.