Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Selo Clima Paraná, Investimento no PR e Dedução de IR

Coluna ADI pelo Paraná: Selo Clima Paraná, Investimento no PR e Dedução de IR

Melhor caminho

O líder do Governo na Alep, Hussein Bakri (PSD), comentou a aprovação em definitivo do projeto de lei que delega à União 1.163 quilômetros de rodovias estaduais: “Estamos trilhando o melhor caminho para termos um pedágio justo, honesto e que preserve vidas. Essas estradas farão parte da nova concessão do pedágio, que o governo federal vai leiloar na Bolsa de Valores pelo menor preço nas tarifas e com exigência de obras nos dez primeiros dos 30 anos de contrato. Apesar de serem apenas um terço do novo pedágio, as PRs receberão dois terços dos R$ 43,4 bilhões que serão investidos pelas concessionárias”, explicou.

 

Selo Clima Paraná

A Sedest (Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Turismo), com o apoio da Fecomércio-PR, promove a 7ª Edição do Selo Clima Paraná, para incentivar o comércio do Paraná a uma transição competitiva à economia de baixo carbono. “As empresas paranaenses estão reconhecendo que as mudanças climáticas podem impactar em suas operações. Convidamos todos empresários para participar do Selo Clima Paraná, aquelas que forem agraciadas com os Selos categoria ‘Ouro’ ou ‘Ouro plus’, poderão receber a extensão do prazo de validade da Licença de Operação”, informou o secretário Márcio Nunes.

 

Orgulho paranaense

Em visita à Coopavel, em Cascavel, o chefe da Casa Civil, Guto Silva, afirmou que a Coopavel é um grande orgulho aos paranaenses. “É uma cooperativa alicerçada pela união, pelo trabalho, pelo compartilhamento e pelo desenvolvimento, fundamentos que o Governo Ratinho Júnior respeita e compactua”. Guto falou também de investimentos e parcerias para dotar o Paraná de novas tecnologias e inovações, como o 5G. “Vamos investir em tudo que facilite a vida de quem trabalha e empreende”, reiterou Guto.

 

Investimento no PR

O governador Ratinho Junior anunciou junto ao presidente da Sumitomo Rubber do Brasil, Yoshinori Wakitani, um novo investimento no Paraná. A empresa de origem japonesa vai aplicar R$ 1 bilhão ao longo dos próximos cinco anos na expansão da planta de pneus localizada no município de Fazenda Rio Grande, Região Metropolitana de Curitiba. O novo investimento da empresa japonesa está enquadrado no programa de incentivo fiscal do Governo do Estado.

 

Prévias presidenciais

O PSDB realizará cinco debates temáticos entre os tucanos que disputarão as prévias presidenciais. Os candidatos à indicação do partido se encontrarão em Belém, Recife, Campo Grande, Florianópolis e Rio de Janeiro para debater temas ligados a cada uma das regiões do país. O ciclo de debates terá início em 18 de outubro. Os governadores João Doria, de São Paulo, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, são presenças confirmadas nas prévias, assim como o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio. O senador Tasso Jereissati ainda avalia se participará da disputa.

 

Dedução de IR

Tramita no senado o projeto de lei que prevê dedução de Imposto de Renda para as pessoas físicas e jurídicas que doarem ao SUS vacinas contra a covid-19. O projeto também permite essa dedução para quem, visando promover a produção de vacinas anticovid, fazer transferências de dinheiro para fundos de saúde ou investir na produção pública nacional de vacinas. As deduções seriam possíveis para o Imposto de Renda dos anos-calendário de 2021 e 2022.

 

7º mês

A campanha de imunização contra a covid-19 no Brasil completou sete meses. Nesse período, mais de 168,7 milhões de doses, entre primeira e segunda dose, foram aplicadas. Mais de 57,9% dos brasileiros já receberam ao menos uma dose e 24,4% estão totalmente protegidos após completarem o esquema com a segunda injeção de Oxford-AstraZeneca, Pfizer-BioNTech ou CoronaVac, ou a dose única da Janssen.