Foto: Dálie Felberg/Alep

Proesporte

O deputado estadual Luiz Fernando Guerra (PSL) solicitou ao secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva, a ampliação dos recursos financeiros disponibilizados pelo Proesporte (Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte) no Paraná. A iniciativa visa estimular a garantia de suporte e estrutura aos atletas paranaenses. “Temos que olhar com atenção para o esporte e tratá-lo como ferramenta de impacto e transformação socioeducacional”, destaca Guerra.

 

Tabela de insumos

Para apoiar no enfrentamento à pandemia da covid, o Tribunal de Contas do Estado disponibiliza ao governo estadual e às 399 cidades do Paraná uma tabela com referências de preços de produtos, itens de proteção dos profissionais de saúde, como álcool, máscaras e luvas. Atualizada bimestralmente, a planilha está disponível para consulta aos gestores públicos.

 

Vacinação

A CNM aponta que a metade das cidades brasileiras está vacinando pessoas abaixo de 30 anos contra a covid-19. Dessas, 18% imunizam a faixa etária entre 18 e 24 anos. Outros 29,5% estão vacinando pessoas entre 30 e 34 anos. E pouco menos de 20% acima dessa faixa etária.

 

Vestibular

A UFPR avisa que o vestibular da universidade pode ser realizado em 13 de fevereiro de 2022. O resultado deve ser divulgado no início de março e os calouros serão recebidos já no fim de março.

 

Cascavel-Guarulhos

A Gol Linhas Aéreas anunciou que vai operar a partir de setembro voos diários entre Cascavel e Guarulhos (SP), atendendo a um pedido do prefeito Leonaldo Paranhos (PSC). “Nosso aeroporto tem uma demanda crescente de passageiros de Cascavel e toda a região. Conversamos com a companhia para aumentar o número e frequência de voos e agora teremos novas opções de embarque e desembarque na cidade”, disse.

 

Maior bancada

O presidente do MDB do Paraná, o deputado Anibelli Neto esteve em Brasília com o presidente nacional do partido, deputado Baleia Rossi, e disse que pretende novas lideranças para dobrar as bancadas na Assembleia Legislativa e Câmara do Deputados. Acompanhado do deputado Sérgio Souza, Anibelli convidou a senadora Simone Tebet (MS) a visitar o Paraná.

 

Passagens caras

O ministro Gilson Machado (Turismo) afirmou que o setor já está dando sinais de retomada depois do impacto causado pela pandemia, mas apontou entraves como os preços das passagens aéreas no mercado interno e a qualificação de mão de obra, principalmente para atender, em inglês, os turistas internacionais.

 

Bilíngue para surdos

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que insere a educação bilíngue de surdos na LDB como modalidade de ensino independente – antes incluída como parte da educação especial. Entende-se como educação bilíngue aquela que tem a língua brasileira de sinais (Libras) como primeira língua e o português escrito como segunda.

 

Ainda não

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que ainda não vai se envolver nos debates sobre as eleições de 2022, em especial nas estaduais, “porque tem muita coisa importante para fazer”. Afirmou ainda que, antes de se posicionar sobre o tema, precisa primeiro arranjar um partido. “Que eu queira e que me queira”, pontuou. “Política, no meu entender, a gente começa a falar para valer a partir de março do ano que vem, que é o limite das filiações partidárias”.

 

***Flexibilização

A Argentina anunciou um plano para flexibilizar as restrições da covid-19 diante de uma queda nas infecções. As medidas, fazem parte de um plano de três etapas que não tem data e depende da evolução da pandemia e incluem o aumento do número de pessoas que podem se reunir e o avanço das aulas presenciais nas escolas.