Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Polícia Penal, auxílio emergencial e ajuda dos EUA                                                                                                                             

Coluna ADI pelo Paraná: Polícia Penal, auxílio emergencial e ajuda dos EUA                                                                                                                             

Polícia Penal do Paraná

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), pediu informações ao governo do Estado sobre o envio de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que permite a criação da Polícia Penal do Paraná. O parlamentar pontua que havia a expectativa no Legislativo de apreciar a matéria ainda no ano passado ou no início de 2021. “A regulamentação da carreira de policial penal do ponto de vista constitucional é um reconhecimento e um ato de valorização do trabalho de mulheres e homens como agentes penitenciários”, afirma Romanelli.

 

Ressarcimento

A deputada estadual Luciana Rafagnin pediu ao governo do Estado que estabeleça critérios e efetue o ressarcimento dos custos hospitalares dos pacientes de baixa renda ou que perderam sua fonte de renda neste momento da pandemia e que se encontram nessas condições. “No desespero, as famílias que não têm condições financeiras nem plano de saúde acabam buscando o atendimento onde for possível encontrar […] o governo precisa assumir essas despesas por meio de convênio com a rede particular, a fim de amparar o nosso povo”, destaca Luciana.

 

Nova Liderança

Luiz Neto assumiu a liderança regional noroeste do Podemos do Paraná. Neto aceitou o convite do presidente estadual do partido, César Silvestre, e com o apoio do senador Alvaro Dias. Ele agora será responsável pelas articulações políticas na região visando às eleições de 2022.

 

Auxílio Emergencial                                                                                                                                                          

Trabalhadores poderão consultar, a partir de 1º de abril, se receberão a nova rodada do Auxílio Emergencial. A consulta poderá ser feita no site da Dataprev, que vai analisar, entre esses beneficiários, quem se encaixa nas regras deste ano. A nova rodada deve começar a ser paga em meados de abril.

 

Doação

O Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras), liderado pela FNP (Frente Nacional de Prefeitos), inicia seus trabalhos com o compromisso de doação de R$ 4 milhões da Natura & Co América Latina, que reúne as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A doação poderá ser destinada à compra de vacina contra a covid-19 e insumos de saúde necessários ao enfrentamento da pandemia.

 

Via WhatsApp

Suspenso enquanto aguarda análise do Banco Central, o serviço de pagamentos por meio do aplicativo de WhatsApp deverá ser autorizado em breve, anunciou o presidente do órgão, Roberto Campos Neto. Segundo ele, a ferramenta será uma inovação financeira, ao juntar mensagens, conteúdo e meios de pagamentos.

 

Ajuda dos EUA

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou de encontro virtual com o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, no qual pediu apoio do País no fornecimento de vacinas contra a covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, o embaixador teria se colocado à disposição para auxiliar nas tratativas com indústrias daquele país com vistas a ampliar a oferta de oxigênio, incluindo cilindros e caminhões para transporte, e remédios do kit intubação.