Litoral paranaense

O governador Ratinho Junior (PSD) lançou o edital de licitação da primeira fase das obras de recuperação da orla de Matinhos, no Litoral do Paraná. Nesta etapa, serão revitalizados 6,3 quilômetros entre a Avenida Paraná e o Balneário Flórida. O prazo de conclusão é de 32 meses a partir da ordem de serviço. “Será um conjunto de obras importante e emblemático. Acreditamos muito neste projeto, que vai mudar a cara do Litoral. É a maior aposta de investimento do Estado”, destacou Ratinho Junior.

 

Sem óbito

Boa Esperança do Iguaçu é a única cidade do Paraná sem registro de morte por covid-19 e uma das 51 do Brasil nessa condição. No sábado, o País chegou à marca de 500 mil óbitos por covid-19. Desse total, mais de 29 mil são paranaenses.

 

Em 2022

O governador Ratinho Júnior (PSD) deve ampliar, em 2022, as alianças partidárias na busca pela reeleição para o cargo. Ratinho Jr tende a atrair mais partidos para a coligação governista do que a que o levou ao Palácio Iguaçu, em 2018. Na lista, estão a ex-governadora Cida Borghetti (PP), que na última eleição concorreu com oito partidos. Outros partidos à espreita são Democratas, PSL e Patriota.

 

Protege!

Levantamento realizado pelo epidemiologista Wanderson de Oliveira, aponta que a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, é a que mais protege contra casos graves da doença, até 97% das mortes em pessoas infectadas. Para chegar a essa conclusão, o especialista utilizou dados do sistema OpenDataSus, do Ministério da Saúde. O estudo analisou o período de duas semanas após a aplicação da segunda dose da vacina. Além disso, analisou as taxas de eficácia contra casos graves das vacinas Astrazeneca (90%), Pfizer (80%), Janssen (85%) e Sputnik V (85%).

 

Qualidade de vida

A gestão do governador Ratinho Júnior (PSD) vem investindo continuamente na melhoria da qualidade de vida dos paranaenses. Desde janeiro deste ano, mais de R$ 20 milhões já foram aplicados pela administração estadual em obras voltadas à cidadania, em especial nos municípios do interior. Iniciativas como o projeto Meu Campinho, centros culturais, parques urbanos, bibliotecas públicas, praças e calçadas novas, escolas municipais. Para o secretário João Carlos Ortega, esses empreendimentos mostram a orientação do governador para criar condições que promovam melhorias na vida das pessoas.

 

***Reforma do Estado

Em live sobre a Autorreforma, que teve como tema Reforma do Estado e o Novo Federalismo”, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, afirmou que, para além da questão fiscal, o debate sobre o novo federalismo, uma das teses da Autorreforma, deve considerar a possibilidade de as assembleias estaduais legislarem sobre matérias, atualmente prerrogativa do Congresso Nacional. “Nos Estados Unidos, as assembleias legislativas têm poderes. No Brasil, elas também poderiam legislar sobre matérias de responsabilidade exclusiva do Congresso Nacional, porque isso também reflete um outro tipo de concentração do atual federalismo”.

 

Regras eleitorais

Deputados federais discutem mudanças nas regras eleitorais para 2022. Ao todo, três grupos de trabalho, distintos e simultâneas, realizaram 20 audiências públicas remotas. Os debates ocorrem no momento em que a Casa funciona de maneira semipresencial em função da resiliência da pandemia de covid-19 no Brasil, com participação mínima da sociedade. A PEC usada como base para a reforma, inclui questões como tempo de mandato, número total de deputados, voto facultativo, cotas raciais e de gênero, recall de mandatos, financiamento de campanhas, fidelidade partidária, candidatura avulsa e até o próprio nome da Câmara dos Deputados.