Foto: Guilherme Flores/AEN

Olho nos ODS

A estratégia Paraná de “Olho nos ODS” foi apresentada no Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, que trata dos avanços dos países na implementação da Agenda 2030 da ONU. O secretário-chefe da Casa Civil do governo do Paraná, Guto Silva, destacou que “o Paraná tem 33 municípios entre os 200 melhores classificados no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades. E oito municípios estão entre os 100 melhores colocados”.

 

Olho nos ODS II

O Paraná é o único estado do Brasil a ter o termo de Cooperação e Desenvolvimento Econômico com a OCDE. O termo demonstra o engajamento em colocar em prática os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Um dos destaques nos ODS é a questão da energia – usinas hidrelétricas, painéis solares (fotovoltaica) e em termos de energia eólica, com o Paraná pioneiro na Região Sul.

 

Paraná Amigo

No Paraná, 108 municípios já aderiram ao programa Ebapi (Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa), criado para promover a integração de políticas públicas para que comunidades e cidades tenham ações e estratégias voltadas à população com mais de 60 anos. O secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, explicou que “o Departamento de Políticas para a Pessoa Idosa é responsável pela assessoria técnica às cidades que desejam implantar a iniciativa, que é do governo federal”.

 

31º Congresso Empresarial

O presidente da Faciap, Fernando Moraes, e o superintendente Marcio Vieira se reuniram com o vice-presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski, para tratar, entre outros assuntos, do 31º Congresso Empresarial Paranaense, realizado anualmente pela Faciap e que ocorrerá nos dias 15 e 16 de outubro no Hotel Mabu Termas, em Foz do Iguaçu. O BRDE é parceiro da Faciap na realização do evento que reúne grandes nomes do mundo empresarial e palestrantes de renomes nas áreas de gestão, inovação e empreendedorismo.

 

LDO federal

O deputado federal Sérgio Souza (MDB) é membro titular da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional, instalada nesta semana. Um dos principais objetivos da CMO é a votação da LDO para 2022. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, prevê votar a LDO até 17 de junho na comissão mista e no plenário do Congresso, conforme determina a Constituição.

 

LDO federal II

“Tratar sobre os recursos que vão atender áreas prioritárias, como a educação, é fundamental nesse momento. O Brasil precisa retomar o rumo do desenvolvimento e da estabilidade para todos nós, cidadãos. Por isso, é nosso dever no Parlamento conduzir os trabalhos da CMO com muita responsabilidade e transparência, respeitando o prazo, e entregar o melhor resultado à população”, destacou Sérgio Souza, que é presidente da maior bancada do Congresso Nacional, a Frente Parlamentar da Agropecuária.

 

Descoberta brasileira

Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) descobriram que o novo coronavírus usa as glândulas salivares como reservatórios nos quais ele se replica e deles parte para infectar outras células. É a primeira vez que um vírus respiratório é encontrado nessas estruturas. O achado, acreditam os cientistas, ajuda a explicar por que o vírus causador da covid-19 é abundante na saliva e, principalmente, tão infeccioso.

 

***Autorizado

A Anvisa liberou o início da vacinação de voluntários do estudo clínico da vacina ButanVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan contra a covid-19. A pesquisa de fase 1 e 2 está dividida em três etapas (A, B e C). Neste momento, está autorizada a etapa A, que vai envolver 400 voluntários. O imunizante será aplicado em duas doses, com um intervalo de 28 dias entre elas.