(Foto: Nilton Rolin)

 

Licitação do PNI

Em carta ao presidente do ICMBIo (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) representantes de Foz do Iguaçu apontam que a maioria das propostas elencadas pelas cidades lindeiras está sendo refutada na elaboração do edital de licitação da nova concessão do Parque Nacional do Iguaçu. “É um notável recrudescimento dos termos contratuais da concessão vindoura”, diz o documento assinado pelo prefeito Chico Brasileiros e representantes.

 

Licitação do PNI II

As propostas já elencadas versam desde a destinação dos recursos advindos da outorga em investimentos no parque e nos municípios lindeiros à manutenção de política de ingressos com preços diferenciados para moradores lindeiros, brasileiros e visitantes dos países do Mercosul. “Entendemos que, ao contrário do expressivo encarecimento, na ordem de 140%, a tarifa diferenciada deve ser estratégia de estímulo da noção de pertencimento e valorização das unidades de conservação do país minimizando o risco diminuir ainda mais a visitação de tais espaços públicos naturais”, disse o prefeito.

 

Tecnologia 5G

Os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Tião Medeiros (PTB) apresentam na próxima segunda-feira, 13, requerimento  propondo uma audiência pública para debater a implantação da tecnologia 5G no Paraná. Pela proposta, a audiência será no dia 27, a partir das 9h30, por videoconferência, com transmissão pelo youtube e demais meios disponíveis na Assembleia Legislativa. “A tecnologia 5G é uma evolução sem precedentes nas conexões de internet e precisamos discutir o impacto disso, tanto social quanto econômico, no nosso Estado”, afirma Romanelli.

 

Biogás

Um projeto que gera energia a partir do biogás desde 2006 no Oeste do Paraná dá mais um passo importante na inovação tecnológica e de operação para a geração descentralizada de energia elétrica. Por meio de uma parceria entre Copel e Itaipu, a Granja Colombari, em São Miguel do Iguaçu, formará uma microrrede de abastecimento para sua propriedade e outras três unidades consumidoras vizinhas, ampliando a segurança energética no campo. A iniciativa é pioneira no País.

 

Ponto turístico

Uma grande roda gigante está sendo montada perto da Ponte da Integração sobre o Rio Paraná, a nova ligação entre Brasil e o Paraguai, que se encontra em obras. A construção da nova roda gigante na cidade foi divulgada em 2018 é citada como o novo ponto turístico, anexo à segunda ponte que ligará o Brasil ao Paraguai e próximo da fronteira com a Argentina. A nova ponte terá em seu entorno lojas e restaurantes para atender moradores e turistas.

 

Ponto turístico II

A Gramado Parks, responsável pela construção, confirmou que o nome será Foz Star. Não há previsão de inauguração, a informação extraoficial afirma que a roda gigante terá 88 metros de altura e 48 cabines climatizadas, entre as duas maiores rodas gigantes da América Latina, a  Rio Star e a FG Big Wheel. As primeiras quatro bases já estão posicionadas e novas peças para a montagem da roda gigante já estão em Foz do Iguaçu.