Doses de vacinas

O Paraná receberá mais 397.690 doses de vacinas contra a covid-19. São 37.440 da Cominarty, da parceria Pfizer/BioNtech, e 360.250 da Covishield, da união entre Fiocruz/AstraZeneca/Oxford. Segundo o informe técnico do governo federal, as doses são destinadas às primeiras aplicações em grupos prioritários já contemplados e, pela primeira vez, povos e comunidades tradicionais e ribeirinhos. Ainda não há data de envio.

 

Doses de vacinas II

O Paraná aplicou até ontem 3.721.565 doses na população, sendo 2.543.062 com a primeira dose (mais de 50% do grupo prioritário) e 1.178.503 com a segunda (imunização completa). Os números são do vacinômetro do governo federal, atualizado em tempo real pelos municípios.

 

PNI

A sede do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pela venda do patrimônio verde do País não alcança somente a floresta amazônica, como pode comprometer uma das últimas reservas da Mata Atlântica encravada no cone sul da América Latina: o Parque Nacional do Iguaçu (PNI). Estima-se que essa unidade de conservação, com 185 mil hectares localizada na fronteira com a Argentina, abrigue mais de 250 espécies de árvores, 550 de aves, 120 de mamíferos, 79 de répteis e 55 de anfíbios. É o último grande remanescente de Floresta Atlântica de interior no Brasil, abrigando árvores como perobas e canelas, praticamente extintas na natureza.

 

Testou positivo

Primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSB) foi diagnosticado com covid-19. A informação foi dada pelo próprio parlamentar, nas redes sociais. “Recebi há pouco meu teste para covid-19 e infelizmente foi detectado o coronavírus. Vou permanecer trabalhando em isolamento e seguir todos os protocolos de saúde”, escreveu Romanelli. “Peço aos que tiveram contato comigo que fiquem alertas para qualquer sintoma”.

 

Pleito 2022

O vice-presidente do Patriota, Ovasco Altimari, convidou o apresentador José Luiz Datena para ser candidato da legenda à Presidência da República em 2022. Datena, que hoje está no MDB, disse à Folha que não tomará qualquer decisão no momento. Na segunda, o Patriota rachou após a filiação de Flávio Bolsonaro, que anunciou a chegada do pai ao partido presidido por Adilson Barroso.

 

Enem

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou as datas das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2021. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro para as versões impressa e digital. “Conforme eu já havia anunciado dias atrás, o Enem 2021 acontecerá e será aplicado neste ano. A mesma prova, nas mesmas datas, para as duas modalidades”, postou o ministro na rede social.

 

CPI da Covid

A ministra Rosa Weber foi definida relatora da ação conjunta movida por governadores em busca de salvo-conduto para não comparecerem à CPI da Covid no Senado. Na ação, enviada ao STF, os mandatários pediram que uma decisão cautelar fosse tomada o quanto antes. O objetivo é que os governadores já convocados sejam desobrigados a prestar depoimento e que a aprovação de novos interrogatórios fique proibida desde já.

 

***Predominante

Um estudo realizado pela Rede Genômica Fiocruz mostrou que a P.1, variante do coronavírus identificada em Manaus, corresponde a 91,9% dos casos de covid-19 confirmados no País em abril. A cepa ganhou espaço em janeiro, quando houve a crise por falta de oxigênio no Amazonas. Atualmente, em segundo lugar, está a variante B.1.1.28, identificada na Inglaterra. Sua frequência, porém, é muito menor: 3,57% dos casos. Segundo os pesquisadores, foi essa mutação que deu origem à P.1, que tem maior capacidade de infecção que a cepa original.