BRDE Municípios

O BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) apresentou à equipe da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas as possíveis linhas de financiamento para projetos nos municípios paranaenses. “Para que as linhas de crédito sejam efetivadas, a porta de entrada é sempre a Sedu, que organiza o processo de desenvolvimento municipal. É uma boa parceria entre a Sedu, o Paranacidade e o BRDE”, afirma o vice-presidente e diretor de operações do BRDE, Wilson Bley.

 

BRDE Municípios II

O programa BRDE Municípios visa incentivar com recursos financeiros e suporte técnico, projetos de desenvolvimento institucional, saneamento, mobilidade urbana e infraestrutura nos municípios do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O programa trabalha com três eixos principais de financiamento. Um deles é o saneamento e mobilidade urbana, que envolve drenagem, tratamentos de resíduos sólidos e líquidos, pavimentação, iluminação pública, ciclovia.

 

ESA

O deputado federal Filipe Barros informou que o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, gostou da apresentação de Londrina. Oliveira é responsável pela vistoria do local que poderá ser construída a próxima Escola de Sargento de Armas (ESA).  “O comandante disse que deverá visitar novamente a cidade antes de tomar a decisão, o que está previsto para outubro”, destacou Barros.

 

Grande projeto

O deputado estadual Hussein Bakri, líder do Governo na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), e representante escolhido de Ponta Grossa na Casa de Leis, informou que, em conjunto com o governador Ratinho Júnior e o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, Ponta Grossa receberá “recursos significativos que serão aportados em Ponta Grossa para fazer um grande projeto de pavimentação asfáltica”.

 

App Hemogram

O Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) lançou um aplicativo para celular chamado Hemogram para incentivar a doação de sangue. A ferramenta tem informações sobre quem pode doar sangue, facilita o agendamento de doações e também mostra quais são as unidades do Hemepar próximas à localização do celular. Até o momento o aplicativo está disponível apenas para usuários do sistema Android.

 

Regras eleitorais

O Plenário do Senado aprovou mais mudanças em regras eleitorais, que terão validade nas eleições do ano que vem. Muitas delas tratam de incentivo à atuação das mulheres no cenário político. Entre as mudanças, estão a reserva de recursos para candidaturas femininas e a reserva de vagas para mulheres nos parlamentos. As propostas seguem para a Câmara.

 

CPI covid

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, leu o requerimento de prorrogação da CPI da Covid. Com a leitura, a CPI está oficialmente prorrogada por mais 90 dias. A comissão foi instalada em 27 de abril com prazo de três meses de funcionamento. Com a prorrogação, a CPI poderá trabalhar até o início de novembro.

 

Certificado de vacinação

Pessoas que tomaram as duas doses da vacina contra a covid-19 e pretendem viajar para países que estão permitindo apenas a entrada de turistas imunizados devem emitir o certificado on-line de vacinação. O documento é emitido pelo Ministério da Saúde e pode ser solicitado pela internet ou pelo aplicativo ConecteSUS. O certificado é exclusivo para a vacina da covid-19.