Opinião

Coluna ADI pelo Paraná

Está difícil, Não é campanha

Coluna ADI pelo Paraná

Incentivo à cultura

A superintendente-geral da Cultura do Estado, Luciana Casagrande Pereira, destacou o trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria da Comunicação Social e da Cultura (SECC). “A gestão atual priorizou a descentralização das ações, o fortalecimento das políticas públicas de cultura e o fomento à cultura. O Profice é hoje o nosso maior programa de fomento e incentivo à cultura e está sempre sendo aprimorado”, disse.

 

Está difícil

A Aneel autorizou a Copel a reajustar em 1,58% a tarifa de energia elétrica residencial a partir do dia 24 de junho. Dos clientes da estatal, os residenciais representam 82,3% do total de consumidores atendidos.

 

Amigo Secreto

O documentário “Amigo Secreto”, que conta a história da “Vaza Jato”, estreou nos cinemas brasileiros com um público de 4,7 mil pessoas e uma bilheteria de R$ 107 mil.  Dirigido por Maria Augusta Ramos, a mesma de “O Processo” – que mostra os bastidores do processo de impeachment de Dilma Rousseff -, o longa foi o oitavo mais assistido entre os dias 16 e 19. A produção debate a troca de mensagens entre Sergio Moro e os procuradores da operação Lava-Jato.

 

Não é campanha

A ministra Maria Claudia Bucchianeri (TSE) rejeitou uma ação do PL que pedia a condenação do PT e do ex-presidente Lula por propaganda eleitoral antecipada, por conta do evento “Psol com Lula 2022”, ocorrido no dia 30 de abril.

 

Zero Plástico

O Ministério do Meio Ambiente do Canadá vai proibir empresas de importar ou fabricar sacolas plásticas e caixas de isopor. A nova regra também prevê a proibição da venda das embalagens feitas com o material até o final do próximo ano e de sua exportação até o final de 2025. Visando uma política de “zero plástico” até o fim da década, o primeiro-ministro do país, Justin Trudeau, tem prometido desde 2019 que seu governo eliminaria gradualmente a produção e o uso de itens de plástico difíceis de reciclar.

 

Vai parar

A ofensiva dos caminhoneiros contra o governo e a gestão de preços dos combustíveis pela Petrobras ganhou força depois das declarações dos presidentes Jair Bolsonaro e Arthur Lira (Câmara dos Deputados) sobre a CPI da estatal. “O País vai parar naturalmente, por não ter mais condições de rodar”, disse o presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores, Wallace Landim, conhecido como Chorão Caminhoneiro.

 

Despejos

Mais de 100 mil pessoas que vivem em ocupações irregulares no Paraná podem ser alvos de despejo a partir do dia 30 de junho. A data tem relação com o fim dos efeitos de medida aprovada pelo STF que proibiu o cumprimento de mandados de reintegração de posse durante a pandemia de coronavírus. A estimativa de pessoas afetadas foi divulgada pela Defensoria Pública do Estado do Paraná.