Opinião

Coluna ADI pelo Paraná

Reconhecimento, Em alta

Coluna ADI pelo Paraná

 

 

Reconhecimento

Líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Marcel Micheletto esteve em Brasília nesta semana para a celebração dos 10 anos do Código Florestal. O evento entregou o Prêmio Moacir Micheletto – presidente e relator do Código Florestal, falecido em 2012 – à ex-ministra da Agricultura e deputada federal Tereza Cristina, em reconhecimento ao trabalho dela em prol do setor. “Um dia muito especial para a minha família e histórico para o nosso país”, destacou Marcel Micheletto.

 

Em alta

Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) mostra que o varejo paranaense acumulou alta de 4,24% no primeiro trimestre do ano. Os setores de maior destaque foram vestuário e tecidos, com elevação de 39,12%, e calçados, com aumento de 37,11% nas vendas na comparação com o mesmo período de 2021.

 

Centro de operações

A prefeitura de Maringá vai reforçar a segurança do município com a implantação do Centro Integrado de Operações. No espaço atuarão as polícias Civil e Militar, além da Guarda Municipal de Maringá e demais forças de segurança. Como reforço o Estado vai compartilhar os dados de identificação, bem como o sistema de lavratura de Boletim de Ocorrências Unificado, e outras plataformas de acesso policial.

 

Centro de operações II

O Centro Integrado de Operações já tem local definido e os recursos começaram a ser investidos pela administração municipal para compra de equipamentos de monitoramento e sistemas de inteligência artificial. A cidade já conta com mais de 80 câmeras de monitoramento, entre OCR e de reconhecimento facial, as quais já estão funcionando e, após o convênio entre Estado e município, ficarão também à disposição das polícias estaduais.

 

Operação Satélite

A Polícia Militar está em seis cidades com o projeto de policiamento comunitário (Operação Satélite e Policiamento Solidário). A operação segue até 31 de julho (pode ser prolongada) nas cidades de Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel e Foz do Iguaçu. Trinta policiais participam da ação em cada cidade.

 

Candidato não?

O deputado Valdir Rossoni (PSDB) tem dito que não pretende disputar a reeleição em 2 de outubro, mas pelo sim, pelo não, seu grupo político está atrás de um marqueteiro que tope a parada.

 

Três federações

O TSE registrou apenas três federações aptas a concorrer nas eleições de outubro. O Brasil da Esperança reúne PT, PCdoB e PV. A outra federação reúne Psol e Rede e a terceira é formada pelo PSDB e Cidadania. Agora, esses partidos devem ficar unidos por quatro anos, agindo como bancada única no Congresso Nacional, por exemplo. A aliança deve ser respeitada também pelos diretórios regionais.

 

Não vai dar

Por atrasos no envio de documentação pela ANTT, o TCU prevê que apenas dois dos seis lotes do novo pedágio do Paraná poderão ser leiloados ainda este ano, adiantou o ministro do Walton Rodrigues, relator do processo de autorização para a concessão das rodovias paranaenses, aos deputados estaduais paranaenses que integram a Frente Parlamentar do Pedágio.

 

 

Bandeira principal

O União Brasil lançou oficialmente nesta terça-feira (31) a pré-candidatura do deputado federal Luciano Bivar à Presidência da República. O evento ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, e reuniu políticos e lideranças do partido. Bivar disse que a principal bandeira de sua pré-campanha será a instituição de um imposto único federal. “Nossa reforma tributária trará a substituição de 11 impostos federais em apenas um. O Imposto Único vem para diminuir a mordida do leão”, disse.