Cotidiano

Centro de Treinamento de Bolão e Bocha levará o nome de Hilário José Kroth

Prefeito Leonaldo Paranhos assinou na manhã de hoje o decreto que denomina o espaço com o nome do esportista

Centro de Treinamento de Bolão e Bocha levará o nome de Hilário José Kroth

O Centro de Treinamento de Bolão e Bocha, que está em fase de construção no Complexo Esportivo Ciro Nardi, levará o nome de Hilário José Kroth, que morreu na última sexta-feira (29), aos 74 anos. O decreto denominando o espaço com o nome do esportista foi assinado na manhã desta segunda-feira (1º) pelo prefeito Leonaldo Paranhos, junto com o  secretário de Esportes e Lazer, Carlinhos Oliveira, e Tiago Kroth, filho do homenageado.

“O nosso sonho, o nosso desejo era ter a presença do seu Hilário inaugurando esse sonho dele. Essa quadra que está aqui, esse complexo de bolão e bocha, foi possível buscar recursos e projetos porque é uma luta do seu Hilário. Esse homem que é um exemplo para nós como pai de família, como empresário e um exemplo como abnegado pelo esporte, mais precisamente por essa categoria. Nós queremos, através desse decreto, eternizar essa luta, esse sonho e alegria do seu Hilário, por quem nós temos muito carinho e respeito”, enfatizou o prefeito.

O filho Tiago Kroth agradeceu a homenagem e lembrou que o pai era um amante do esporte.

“Sempre sonhou com essa obra para não deixar morrer o bolão, que é praticado por uma classe de pessoas com mais idade. Ele tinha vontade que a juventude tenha interesse [pela modalidade] e tinha sonho de fazer esse espaço para o bolão”, relata.

Para o secretário de Esportes e Lazer, Carlinhos Oliveira, o prefeito presta uma justa homenagem ao esportista.

“O amor que ele tem pelo esporte era algo fantástico  e, com certeza, faremos de tudo para que isso se concretize da melhor forma possível”, declara o secretário.

O Centro de Treinamento de Bolão e Bocha Hilário José Kroth  começou a ser construído em maio deste ano. O espaço receberá investimento de R$ 2,2 milhões. A previsão é de que a obra seja concluída em janeiro de 2023.

Biografia

Em meados de 1950, Hilário José Kroth chegou ao Paraná. Filho mais velho de dez irmãos, ajudou seus pais desde pequeno na lavoura. Foi um homem inteligente e visionário, atualizado em todos os assuntos.

Em 1966 serviu ao Exército, formou-se em Ciências Econômicas em 1984, pela Unioeste de Toledo. Em 1985 veio para Cascavel onde viveu até os 74 anos de idade. Casou com Rosani Maria Goetz Kroth, com quem teve dois filhos – Robson Tiago Goetz Kroth e Diego André Goetz Kroth (em memória). Em seu primeiro casamento teve três filhos: Eliandro Dione Kroth, Valdineia Adriana Kroth e Oberdan Rodrigo Kroth (em memória).

Dedicado ao bolão, fez história com seu amor ao esporte. Por diversas vezes campeão paranaense e brasileiro, também conquistou títulos nos Jogos Abertos do Paraná. É o idealizador e fundador da Associação de Bolão e Bocha de Cascavel, em 2016, a qual presidiu desde a fundação até seu afastamento para tratamento de saúde em 2021.

(Fonte: Secom/Foto Vanderlei Faria e Manoel Teixeira)