Esportes

Cascavelenses são destaque em competição de caratê

Cerca de 1.200 atletas de todo o Brasil participaram da competição

Quatro atletas da academia Dojô Maziero Karate Shotokan, de Cascavel participaram do Campeonato Nacional de Kata, da Confederação Brasileira de Karate, realizada de maneira virtual nos dias 4 e 5 de junho. O resultado da competição foi divulgado no início desta semana e trouxe muita alegria aos atletas cascavelenses pelo alto rendimento que obtiveram no evento.

Por ser virtual, a competição consistiu no envio de vídeos dos atletas com a execução do Kata, uma sequência de movimentos e técnicas de ataque e defesa que exprime a forma de luta utilizada em cada estilo de arte marcial.

Uma equipe de árbitros realizou a análise detalhada de aspectos técnicos e atléticos e atribuiu notas, sendo considerado vencedor aquele que obteve a maior pontuação.

Cerca de 1.200 atletas de todo o Brasil participaram da competição.  Os únicos representantes do Paraná foram os quatro cascavelenses.

Os destaques ficaram por conta de Maicon Pimentel da Cruz, 41 anos, faixa roxa, que ficou campeão na categoria disputada. Filho dele, Gabriel Pimentel, de 8 anos, faixa verde, ficou em quarto lugar na categoria.

Os outros cascavelenses que disputaram ficaram em posições nobres. Weslei Maziero, 16 anos, ficou em 15º lugar na categoria disputada, e Volmir Maziero, 51 anos, ficou em 17º lugar.

O resultado chegou a surpreender os atletas. De acordo com Volmir Maziero, dono da academia e atleta, eles não esperavam um resultado tão bom quanto esse, visto que os critérios de avaliação da Confederação Brasileira de Karate são diferentes dos que a academia utiliza.

Volmir ressalta que, mesmo sendo realizada de forma virtual, a competição abriu oportunidades para os atletas participarem de outros campeonatos nacionais e até internacionais.

Segundo ele, esse tipo de competição ajuda na motivação dos atletas a voltarem a treinar nas academias mesmo em tempos de pandemia.