Este ano, a exemplo do ano passado, Cascavel não terá o desfile cívico-militar no dia 7 de setembro, data em que se comemora os 199 anos da Independência do Brasil. Mas, nem por isso o Município deixará de comemorar a data. A abertura oficial da Semana da Pátria acontece na quarta-feira (1°), em frente à Catedral, em solenidade prevista para as 9h.

Em comemoração a Semana da Pátria, a prefeitura   recebeu uma decoração especial em verde amarelo. As cores da pátria estão emoldurando ambientes internos e externos e, durante a noite, uma iluminação em led nas cores da bandeira do Brasil deixam o prédio do Paço Municipal com tonalidades bem brasileiras.

Além disso, as avenidas Brasil e Tancredo Neves também receberam uma decoração especial. Servidores  das Secretarias de Educação, Serviços Gerais e Obras, se encarregaram de trazer para os cascavelenses o sentimento  patriótico através das cores da nossa bandeira, espalhadas pelas principais  vias de Cascavel.

Quem passar pela Avenida Brasil, a partir da Rua Barão do Cerro Azul até a Sete de Setembro, poderá visualizar no lado direito da via (no sentido leste-oeste) bandeiras fixadas nos postes de energia. No lado esquerdo da Avenida Brasil (sentido oeste-leste) tecidos em verde e amarelo foram fixados nos postes de energia.

No Calçadão da Avenida Brasil, coração da cidade, bem em frente a Catedral, os servidores montaram uma tenda em verde e amarelo com palco decorado e dois estandes onde a Semed fará exposição de projetos realizados nas unidades de Educação da rede Municipal.

A Avenida Tancredo Neves também não ficará de fora da semana patriótica. A exemplo do ano passado, a via que recebe um  grande número de pessoas todos os dias, teve os pergolados decorados em verde e amarelo.

A ideia é despertar nos cascavelenses o sentimento cívico de amor à Pátria e celebrar o dia 7 de Setembro, dia em que se comemora a Independência do Brasil

História

O Dia da Independência do Brasil celebra a data em que o Brasil se tornou independente de Portugal, o que aconteceu em 7 de setembro de 1822.

O 7 de Setembro é um feriado nacional, também chamado de Dia da Pátria.

Nessa data, os brasileiros comemoram a ocasião em que Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil com o célebre grito “independência ou morte”, ato que ficou conhecido como o Grito da Independência ou Grito do Ipiranga, porque foi dado às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo.

Antes do grito, Dom Pedro ordenou aos soldados que o acompanhavam que tirassem os símbolos portugueses que levavam nos uniformes. A partir desse momento, simbolicamente, o Brasil se tornava independente.