Cotidiano

Cachoeira e Cavendish podem sair da prisão sem tornozeleira eletrônica

cavendish-cachoeira.jpgRIO ? O empresário Fernando Cavendish e o bicheiro Carlinhos Cachoeira, presos em Bangu 8 em decorrência da Operação Saqueador, podem ser liberados. O plantão da Justiça Federal confirmou que a desembargadora Nizete Lobato, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), decidiu pela mudança do regime de pena, mesmo sem o uso de tornozeleiras eletrônicas pelos réus, que serão monitorados por agentes da Polícia Federal. O conteúdo da sentença ainda não foi enviado, porém, à Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), o que pode ocorrer nas próximas horas.

Cavendish e Cachoeira

Na última sexta-feira, o ministro Nefi Cordeiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), já havia determinado a liberação dos réus para cumprirem prisão domiciliar, com a condição do uso das tornozeleiras. Como o equipamento está em falta no estado, o TRF2 concordou com a liberação sob o monitoramento de agentes da PF.

O Ministério Público Federal e a PF deflagraram a Operação Saqueador no dia 30 de junho. Foram presos Carlinhos Cachoeira, o empresário Adir Assad e Marcelo Abbud, donos de empresas consideradas fantasmas pelos MPF, e o ex-diretor da Delta no Centro-Oeste e Distrito Federal Cláudio Abreu. No Rio, a polícia não encontrou Cavendish, porque eles estava no exterior. O ex-dono da Delta foi preso quando chegou ao Rio, na madrugada do dia 2 de julho.

A Justiça do Rio aceitou denúncia contra Cavendish, Cachoeira, Assad e mais 20 pessoas por envolvimento num esquema de lavagem de verbas públicas federais. A investigação constatou que os envolvidos, “associados em quadrilha”, usaram empresas fantasmas para transferir cerca de R$ 370 milhões, obtidos pela Delta direta ou indiretamente, por meio de crimes praticados contra a administração pública, para o pagamento de propina a agentes públicos.