Política

Bolsonaro diz que único norte é a Constituição

Brasília – Na primeira visita do presidente eleito Jair Bolsonaro a Brasília, sua participação em evento sobre os 30 anos da Constituição lotou o Congresso na manhã dessa terça-feira.

Em breve pronunciamento, Bolsonaro disse que a Constituição é "o único norte". "Na topografia, existem três nortes, o da quadrícula, o verdadeiro e o magnético. Na democracia só um norte, é o da nossa Constituição".

O respeito à Constituição é o ponto comum nos discursos de todas as autoridades que se pronunciaram. Bolsonaro repetiu o slogan de sua campanha presidencial e também citou "Deus" duas vezes ao longo do pronunciamento. "Juntos, temos o compromisso, a responsabilidade com a população brasileira. Agradeço a Deus por ter salvo minha vida e pedimos que nos ilumine. Neste momento, ocupamos cargos-chave na República e acredito que podemos, sim, mudar o destino desta grande nação", afirmou.

Presidente do STF defende reformas

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, defendeu mudanças legais nos sistemas previdenciário e tributário ao participar do evento 30 anos da Constituição Federal. Toffoli destacou a necessidade de que a Carta Magna seja "renovada" para contribuir com as condições necessárias ao crescimento econômico e à responsabilidade fiscal.

"Precisamos reformar a Previdência para fazer frente ao aumento da expectativa de vida. E [necessitamos] de uma reforma que promova simplicidade e eficiência no sistema tributário e fiscal”, disse Toffoli antes de defender também a repactuação do pacto federativo, a fim de se evitar um "quadro insustentável de inadimplência".