O zoológico de Cascavel tem um novo morador. Trata-se do filhote de bugio ruivo, nascido em março. Filho da Polaca, o pequeno que ainda não foi batizado trouxe muita alegria.

“O nascimento do bugio ruivo indica a situação de bem-estar dos animais que estão conseguindo reproduzir devido às boas condições dentro do zoológico de Cascavel”, comemora Rodrigo Neca Ribeiro, Gerente de Vidas Silvestres e Bem-​Estar Animal.

Bem adaptado ao manejo nos recintos, mãe e filho permanecem agora sendo observados pelos veterinários do Zoo.

“São animais super sensíveis e graças ao tratamento que as espécies recebem dentro de unidades de conservação, reproduzem de forma natural em cativeiro, garantindo esperança de continuidade”, afirma Rodrigo.

Muitos dos animais que estão hoje no zoológico de Cascavel não teriam mais condições de vida na natureza, devido a tanto desmatamento ou caça.

A população de bugio ruivo encontra-se reduzida, principalmente por causa da destruição das matas. É considerado vulnerável na lista de espécies ameaçadas no Brasil.

Agora o pequeno é mantido no recinto agarrado a mãe e no convívio de outros macacos da mesma espécie. E o peso do bichinho não chega nem a 1 quilo.

O bugio tem como característica o ruído alto que emitem, eles fazem barulho para se comunicar. Quem fizer um passei pelo zoológico nos próximos dias poderá ter a chance de ver o bebê macho agarrado na mamãe Polaca, é assim que ele deve ficar nos próximos meses.

A partir de hoje a Secretaria de Comunicação da prefeitura de Cascavel juntamente com o zoo lança campanha para escolher o nome do primata.

Quem quiser participar poderá optar entre seis nomes:

1- Açaí

2- André

3- Julian

4- Kiwi

5- Dingo

6- Joãozinho