Automóveis

Baixas temperaturas exigem cuidados extras com o veículo

É importante verificar o desgaste dos pneus

Baixas temperaturas exigem cuidados extras com o veículo

 

O Inverno começou e as baixas temperaturas registradas já no Outono pegaram os brasileiros de surpresa. Em alguns munícipios, além de nevar, a sensação térmica chegou a -20º C, como é o caso da Serra Gaúcha. Mesmo em cidades tradicionalmente quentes, as temperaturas despencaram nos últimos dias. Com isso, diversos cuidados precisam ser tomados, entre eles a manutenção dos automóveis.

Para orientar os motoristas, a equipe da Allianz Assistance, marca especialista em assistência 24h, mostra dicas importantes para este período.

 

Manutenção de veículos

Segundo os especialistas, as baixas temperaturas exigem uma atenção redobrada a alguns itens pouco lembrados na manutenção regular dos veículos, que incluem desde o cuidado com peças, como bateria, reservatório de partida frio, velas e cabos de vela.

O ideal é que as peças sejam verificadas regularmente, conforme orientações do manual de revisões de cada veículo, contudo, é recomendável uma revisão extra no período de frio intenso.

 

Cuidados com os pneus

A calibragem dos pneus é ideal que seja feita pelo menos uma vez por semana quando o clima estiver gelado. Além disso, deve-se sempre observar o desgaste dos pneus. É possível fazer isso olhando o indicador TWI (Tread Wear Indicator), que é um item obrigatório, presente em todos os pneus e que permite de forma visual observar possíveis desgastes. Assim, é possível verificar o momento ideal de realizar a troca, que deve ser feita um pouco antes de alcançar o limite deste indicador.

Vale lembrar que os pneus são os responsáveis pelo contato do veículo com o solo e consequentemente pela eficiência em contorno de curvas, tração para se movimentar e grip no momento de uma frenagem, seja ela de emergência ou não. Por isso, é muito importante que se faça a inspeção e substituição (caso necessário) dos pneus no período de inverno e chuvas.

 

Erros comuns

Os especialistas chamam a atenção também para o fato de que no frio é comum que os motoristas mantenham diversos itens do carro ligados ao mesmo tempo, como: limpador de para-brisa, faróis e ar quente. Todos esses itens, exigem muita eficiência da bateria e alternador do veículo, logo é preciso mantê-los em dia. Mas, vale lembrar que procedimentos como ligar e desligar os veículos, assim como dar partidas longas ou repetitivas, não são aconselháveis.

No geral, todos os veículos precisam de cuidados nesse período, porém, carros movidos somente a etanol ou flex, e que estejam abastecidos com esse tipo de combustível, merecem maior atenção. Até mesmo aqueles movidos a diesel podem sofrer com baixas temperaturas e apresentar dificuldades de partida.

 

Veículos novos

Em veículos mais novos, nem sempre é necessário esperar até que o motor esquente por completo para iniciar sua rodagem. Porém, é aconselhável que se aguarde pelo menos o tempo necessário para que a rotação do motor baixe um pouco, antes de sair com o veículo.

Já para os que possuem marcador de rotação, o famoso conta-giros, é necessário ficar atento para que marque no máximo mil rotações por minuto. Isso irá estender um tempo precioso na vida útil do veículo. Especificamente para veículos como motores flex, o abastecimento com gasolina durante o período de frio é o mais indicado.

 

 

Crédito: Divulgação

 

 

++++

 

 

Gincana do Caminhoneiro chega a Presidente Prudente

 

A rodovia Raposo Tavares entra na rota da 30ª Gincana do Caminhoneiro, que corta estradas Brasil afora com duas equipes – juntamente com a Iveco e com os postos Petrobras da rede Siga Bem – para levar ao transportador rodoviário de cargas a oportunidade de dedicar um tempo à sua saúde e ainda, de quebra, ter a chance de levar para casa um caminhão da linha Iveco Tector zero km, por sua habilidade no volante.

A ação – que tem como objetivo a valorização do profissional que faz da boleia o seu meio de vida – acontece em postos de serviços na estrada, que são a ‘casa’ caminhoneiro fora de casa. E a parada da vez será o Posto Prudente da Rede Siga Bem, no km 570 da SP 270 (Rod. Raposo Tavares), em Presidente Prudente/SP, onde a adrenalina vai correr solta nos dias 27 e 28 de junho.

Na ocasião, será realizada a 21ª etapa da Gincana do Caminhoneiro, onde será classificado mais um motorista para a segunda semifinal da temporada, que acontecerá no dia 07 de agosto, quando os 18 melhores tempos realizadas da 19ª a 36ª etapas, estarão reunidos para disputar cinco vagas para a final do evento, prevista para fevereiro/23, que dará ao vencedor um caminhão Iveco Tector zero km.