Agronegócio

Avicultura é tema central de encontro regional

Com a proposta de atualizar os avicultores sobre a práticas de manejos, em especial para o período de verão que se aproxima, bem como informá-los sobre o momento da atividade na Copacol, em especial sobre as normas para o bom desempenho da atividade, tanto nas questões técnicas, como sanitárias, a cooperativa acaba de realizar reuniões nas Unidades de Formosa do Oeste, Jesuítas, Nova Aurora e Cafelândia.

O diretor-presidente, Valter Pitol, abordou assuntos gerais e repassou aos presentes a atual situação econômica da atividade na cooperativa, questões de mercado, entre outros assuntos pertinentes a área comercial do segmento aves, bem como os desafios enfrentados durante o ano, que segundo ele muitas vezes não chega até o produtor devido à boa gestão que administra internamente essa situação.

Já o médico-veterinário e gerente da integração avícola, Douglas da Silva, abordou as normas que devem ser cumpridas pelos produtores para que tanto cooperativa como avicultor possam colher bons resultados por meio de um produto de qualidade.

Douglas falou também sobre formas de premiação para os produtores que se destacam, formas de pagamento, pontuações, questões sanitárias entre outros assuntos que visam um melhor desempenho da atividade com o produtor.

O veterinário da empresa parceira da Copacol, Cobb Vantress, Otavio Conde, que palestrou sobre manejos de verão, em especial controle da umidade na cama do aviário que é um manejo que deve ser praticado com mais intensidade nesta época do ano, devido às altas temperaturas.

“Temos uma boa parceria com a cooperativa e viemos aqui com a proposta de compartilhar conhecimento com os produtores e percebemos que os avicultores da Copacol já são bem informados e profissionais naquilo que fazem no dia a dia e esse conhecimento é um dos diferenciais que fazem da Copacol uma grande referência no País quando se trata do segmento frangos de corte”, destaca o médico-veterinário.