Esportes

Atletas da região se reúnem em Cascavel para competir nas Olímpiadas da Apae

O evento é uma classificatória para a fase estadual da competição

Atletas da região se reúnem em Cascavel para competir nas Olímpiadas da Apae

Acontece durante todo o dia de hoje (10), no Complexo Esportivo Ciro Nardi, a 22ª edição das Olimpíadas das Apaes. O evento é organizada pela Secretaria de Esporte e Lazer e o Conselho Regional da Apae Cascavel.

Participam 15 Municípios  com cerca de 180 atletas. Cascavel é a cidade que conta com o maior numero de de inscritos, 42 no total. O prefeito Leonaldo Paranhos  participou da abertura do evento e destacou  a ansiedade dos atletas em  estarem nas competições. “Eles  participam das Olimpíadas. Esperam  ansiosos para receber as cidades vizinhas e praticar  o esporte  que eles gostam tanto, e eu saio do Ciro Nardi com o coração cheio de energia para trabalhar pelas Apaes e por essas pessoas tão especiais”.

Os atletas vão disputar  no Ginásio Sérgio Mauro Festugatto e Eduardo Luvison, capoeira,  xadrez, tênis de mesa, badminton, golfe 7, futsal masculino e feminino, handebol, bocha paraolímpica e atletismo. “É superação, amor e isso nos motiva a estar cada dia mais  à disposição do esporte. Cascavel é referência no paradesporto, também com Apac (Associação dos Paratletas de Cascavel) dando incentivo, às modalidades que o Município traz para atender todas as crianças e atletas para Cascavel”, disse Carlinhos de Oliveira, secretário de Esportes de Cascavel.

“O que nós queremos é mostrar pra sociedade potencial de cada um dos nosso atletas e sua capacidade de superação”, completou Polyana Bastos, coordenadora do setor de paradesporto da Secretaria de Esportes e da área de educação física das Apaes.

Esta edição das Olímpiadas das Apaes é classificatória para a fase estadual que ocorrerá de 23 a 28 de agosto em Foz do Iguaçu. Os classificados na fase estadual, em Foz , passam para a final nacional no mês de dezembro, em Aracajú, Sergipe. Presente ao evento o senador Flávio Arns, destacou  que “nesta área existe toda uma estrutura  grande no Brasil, inclusive com a Associação Brasileira de Desporto para pessoas com deficiência intelectual para participar de paralimpíadas e competições internacionais”.

 

Os municípios representados na Olimpíada Regional são Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Céu Azul, Corbélia, Guaraniaçu, Ibema, Nova Aurora, Três Barras, Vera Cruz e Santa Tereza do Oeste. “Temos quinze delegações isso é importante, porque mostra a capacidade, o empenho , a garra dos atletas que estão nas Apaes. E esse congraçamento nos enche de orgulho nós queremos agradecer todo o empenho e apoio que Governo Municipal esta fazendo dado a  estes atletas”, frisou o coordenador regional das Apaes, Pedro Martendal.

Já o suplente de senador, Vilson Basso, encerrou falando que “esta competição  é uma confraternização entre os alunos e uma oportunidade para eles mostrarem seu  potencial  e cada um de nós temos uma característica e nós não consideramos que eles são  pessoas com deficiência mas, pessoas com características diferentes e é neste dia que nós vemos todo o potencial  de cada um deles”.

Secom