Esportes

Atletas da GR retornam aos treinos depois de período de férias

O ano já começou e com uma série de atividades para as atletas que fazem parte da equipe de rendimento de Ginástica Rítmica de Toledo. Desde o dia 7 de janeiro atletas que fazem parte das categorias adulto, juvenil e infantil no individual retomaram aos treinos, visando as competições de 2019. As ginastas da categoria pré-infantil voltam em fevereiro. “Várias competições serão realizadas mais cedo neste ano, por conta dos campeonatos pan-americano e sul-americano”, explica a atleta Geane Costa e Silva, que integra a categoria adulto. Enquanto as aulas regulares não começam, as atletas treinam durante todo o dia, de segunda a sexta-feira. As primeiras competições serão no individual, a partir de junho deste ano.

O período é dedicado à retomada da preparação física, visando retornar à forma física, depois do descanso das férias, e a montagem das novas séries, visando as disputas ao longo do ano. Cada atleta compete em quatro aparelhos e a cada ano são feitas alterações parciais ou totais em cada série, dependo de cada atleta e objetivos propostos. Algumas ginastas também trocam de categoria, o que aumenta ainda mais as exigências, segundo explica a coordenadora técnica Anita Klemann.

Conforme ela, as atletas estão bem motivadas e a meta é participar das principais competições ao longo do ano, incluindo os campeonatos paranaense e brasileiro em todas as categorias, além de competições internacionais, trazendo um bom resultado para a equipe.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 28 anos de atuação no município, conta com as parceiras do Sesi e prefeitura de Toledo e  com o co–patrocínio de O Boticário e Itaipu Binacional, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.