Esportes

Ainda sem datas, CBF assegura conclusão de estaduais; já Brasileirão pode mudar

Cartola disse não ser possível assegurar que o Brasileirão terá 38 rodadas, em pontos corridos, conforme a fórmula original da competição.

Ainda sem datas, CBF assegura conclusão de estaduais; já Brasileirão pode mudar

Rio de Janeiro – Em reunião por videoconferência com dirigentes de clubes das Séries A e B na tarde dessa terça-feira (7), o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Rogério Caboclo, garantiu que a entidade pretende finalizar todos os campeonatos de 2020, apesar da paralisação das disputas por causa da pandemia de coronavírus.

Caboclo assegurou que o calendário da entidade prevê a finalização dos estaduais. Por outro lado, o cartola disse não ser possível assegurar que o Brasileirão terá 38 rodadas, em pontos corridos, conforme a fórmula original da competição.

“O nosso discurso é: voltaremos no primeiro dia possível depois que as autoridades de saúde nos permitirem isso. Temos fórmulas para cada semana em que isso for autorizado. Vou dar exemplo: se for na primeira semana de junho, temos fórmula”, disse Caboclo, que reforçou: “Queremos fechar o calendário em 2020 e garantir que todos os contratos sejam cumpridos”.

A ideia inicial da reunião, por parte dos dirigentes dos clubes, era elaborar um plano de retomada dos jogos dos estaduais, que aconteceriam com portões fechados e transmissões pela TV. No entanto, Caboclo deixou claro que a bola só volta a rolar no País após a CBF receber o aval do Ministério da Saúde.

Já sobre a fórmula do Brasileirão, Caboclo não garantiu que a disputa tenha 38 rodadas, em jogos de ida e volta e campeão por pontos corridos. “Vamos dizer que [38 rodadas] é tudo o que nós queremos. Faremos o possível e o impossível. Mas não podemos declarar que nós vamos fazer”, admitiu. “Lamentavelmente, o vírus não tem meu celular para combinar uma data para parar com tudo isso”.