Cotidiano

Adriana: Apaixonada pelo esporte

Adriana de Souza Paixão Néia

Nasceu: 23 de abril de 1973

Faleceu: 9 de dezembro de 2018

Adriana de Souza Paixão Néia nasceu em Ibiporã, região de Londrina, em 23 de abril de 1973. Anos depois foi para o interior de São Paulo e em meados de 1998 chegou a Cascavel, onde fez sua morada.

Sempre apaixonada por esporte, em especial o atletismo, foi esse mesmo sentimento que a levou a conhecer seu marido, Claudio Roberto Paixão Néia, que também é atleta.

O casamento aconteceu em meados de 2005. Ao falar de Adriana, Claudio só encontra elogios: “Ela era uma atleta maravilhosa. Saiu cedo de casa em busca dos seus objetivos e conseguiu. Sempre muito guerreira, era um exemplo para nós”.

Adriana participou de pelo menos dez edições da tradicional corrida de São Silvestre, em São Paulo, e com bons resultados. “Em 2000 ela foi a quarta colocada, sendo a primeira brasileira a cruzar a linha de chegada. Em 2001 foi novamente a quarta colocada e em 2002 ficou em segundo lugar na prova de São Silvestre”.

Do amor por Claudio nasceu a pequena Manuela, que hoje tem seis anos de idade. “Nossa filha foi a melhor coisa que nos aconteceu”, declara o pai.

Pessoa completa

Claudio Paixão se lembra da esposa como uma mulher completa. “A Adriana fazia de tudo! Era uma mulher simples, humilde… Ela se relacionava muito bem com todos, se doava mesmo para o que fazia. Adriana era muito completa”.

Despedida

Aos 45 anos, Adriana de Souza Paixão Neia passou por uma cirurgia no joelho na sexta-feira dia 7 de dezembro e dois dias depois, no domingo, faleceu vítima de uma parada cardíaca após uma embolia pulmonar. Ela foi velada na Igreja Evangélica Batista da Vitória, em Cascavel. E seu corpo foi sepultado no Cemitério Cristo Redentor do Bairro Guarujá. Adriana deixa o marido Claudio e a filha Manuela.