Política

66% dos prefeitos do oeste vão à reeleição

Dos 50 municípios do oeste do Paraná, em 33 os atuais mandatários vão disputar novamente as eleições, 66% do total

66% dos prefeitos do oeste vão à reeleição

Cascavel – Os discursos nas convenções partidárias foram parecidos em muitas cidades: “Quero continuar o trabalho que tenho feito”. Foi com essa justificativa que vários prefeitos da região oeste do Paraná lançaram a candidatura para a reeleição.

Dos 50 municípios do oeste do Paraná, em 33 os atuais mandatários vão disputar novamente as eleições, 66% do total. Apesar de elevado, esse número está abaixo da média nacional, de quase 80%.

As três maiores cidades do oeste também terão prefeitos nas urnas neste ano. Em Cascavel, Leonaldo Paranhos vai tentar novo mandato com o vice Renato Silva. Em Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro busca mais quatro anos agora do lado de Delegado Francisco Sampaio. E, em Toledo, Lucio de Marchi montou chapa com o atual vereador Marcos Zanetti.

Em tem até cidade que repetiu a dupla. Em Marechal Cândido Rondon, por exemplo, o prefeito Marcio Rauber e o vice Ilário Hofstaetter, o Ila, vão enfrentar mais uma vez as urnas juntos.

Dentre os candidatos à reeleição, 12 são do MDB e seis do PSDB

Renovação

Conforme levantamento da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), nos últimos anos tem caído o número de candidatos reeleitos. Nas últimas eleições municipais, por exemplo, apenas 21,4% dos prefeitos que tentaram novo mandato foram eleitos. Em 2012, o percentual chegou a 55%.