Cotidiano

Vida Nova: Abrigados no Ginásio do Creas recebem encaminhamento para clínicas de reabilitação

A ação é da Secretaria Especial de Cidadania, da Proteção à Mulher e Políticas Sobre Drogas

Vida Nova: Abrigados no Ginásio do Creas recebem encaminhamento para clínicas de reabilitação

Desde maio as pessoas em situação de rua estão sendo abrigadas todas as noites no Centro Amor, no Ginásio Creas Augusto, em Cascavel. E, além de prestar esse acolhimento, o governo municipal atua em mais uma frente: a de oferecer o encaminhamento para clínicas de reabilitação, uma vez que grande parte dos acolhidos também têm alguma dependência química.

Na noite de ontem (9), os servidores da Secretaria Especial de Cidadania, da Proteção à Mulher e Políticas Sobre Drogas prestaram o atendimento a todos os moradores em situação de rua que estavam no local. Por meio do programa Vida Nova, 10 pessoas aceitaram o encaminhamento, de forma voluntária, para as clínicas de reabilitação que atuam em parceria com o Município.

 

O serviço totalmente gratuito busca realmente promover uma mudança na vida dessas pessoas. “Não podemos assistir a vida desses moradores em situação de rua e não fazer nada. Precisamos agir! E foi emocionante ver que as pessoas querem e precisam de ajuda. São 10 vidas que decidiram sair das ruas, desse frio e tentar a recuperação. São 10 famílias que recebem a oportunidade da esperança”, avalia emocionado o secretário Misael Júnior.

Atualmente, três instituições prestam esse atendimento pelo Município. São as comunidades terapêuticas, Renascer e Molivi, de Cascavel, que atendem exclusivamente ao público masculino; Clínica Reviver Homem Leão, que também atende homens; e a comunidade terapêutica Dom Bosco, de Campo Mourão, que recebe as mulheres. Ao todo, são 80 vagas para acolhimento voluntário e 10 involuntários. Dessas, ainda restam 40 vagas.

Algumas das pessoas do Ginásio Creas já tinham encaminhamentos de internamento e preferiram aguardar. Em outros casos, a Secretaria avalia a necessidade do internamento compulsório.

Secom