Cascavel – Representantes de entidades dos mais diversos setores organizados e produtivos do Oeste paranaense voltarão a debater sobre pedágio e concessão de rodovias. O evento organizado pelo Programa Oeste em Desenvolvimento está agendado para quinta-feira (18), às 16h, na Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel).
O objetivo é aprofundar o debate sobre um assunto considerado de interesse de todo o Estado. No mesmo evento, o Oeste do Paraná vai reafirmar a posição consensual que extraiu em recente encontro em Foz do Iguaçu no qual se posicionou contra uma possível prorrogação dos atuais contratos, que expiram em 2022.
A primeira exposição do encontro de quinta-feira será feita às 16h15 pelos técnicos da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) João Arthur Morh e Homero Marchese. Eles vão detalhar o modelo de concessão do pedágio. Depois, às 17h, o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, falará sobre o impacto do custo do pedágio na competitividade das cooperativas.
O último ato da programação serão pronunciamentos e apresentação de campanha contra a renovação dos atuais contratos. O presidente do POD, Mario César Costenaro, informa que a região optou por ser contra ao analisar, cuidadosa e profundamente, vários aspectos da concessão nos últimos 20 anos. No entanto, afirma ele, o Oeste defende a realização de audiências para amplo debate sobre o modelo de concessão de rodovias que se quer para o Estado, com mais obras e tarifa mais justa.