Foz do Iguaçu – A Itaipu e a Justiça Federal do Sul do País celebraram uma parceria que permitirá o intercâmbio de experiências socioambientais entre as duas instituições, reconhecidas pelas boas práticas nessa área.
O protocolo de intenções foi celebrado entre Itaipu, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que engloba os três estados do Sul, e os foros da Justiça Federal de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O documento estabelece que as instituições desenvolverão, em conjunto,
Ações e projetos na área da sustentabilidade, incluindo intercâmbio de experiências e conhecimentos referentes a práticas de gestão e políticas. A validade é de um ano, podendo ser prorrogado por até cinco anos. O próximo passo será a definição dos representantes de cada instituição para, depois, determinar um plano de trabalho conjunto.
Pela Itaipu, o protocolo foi assinado pelos diretores-gerais Jorge Samek (brasileiro) e James Spalding (paraguaio). Pela Justiça Federal, os representantes foram o presidente do TRF4, desembargador Luiz Fernando Penteado, os diretores dos Foros da Justiça Federal e juízes federais Eduardo Tonetto Picarelli (Rio Grande do Sul) e Jairo Gilberto Schäfer (Santa Catarina), e a vice-diretora do Foro do Paraná, Luciane Merlin Clève Kravetz.
O encontro foi no Centro de Recepção de Visitantes de Itaipu, de onde o grupo seguiu para uma visita à usina. A recepção dos magistrados foi feita por Samek e pelos diretores de Itaipu Cezar Ziliotto (Jurídico) e Nelton Friedrich (de Coordenação). O vice-diretor do Foro de Foz do Iguaçu, Matheus Gaspar, e a esposa do presidente do TRT, Elizamara Penteado, também estavam presentes.