
A festa que decidiu quando cada escola entrará na Marquês de Sapucaí aconteceu na noite desta segunda-feira, na Cidade do Samba. As agremiações estavam divididas em pares. No domingo, o carnaval será aberto pela Paraíso do Tuiuti, campeã da Série A em 2016. Logo depois, será a vez da Acadêmicos do Grande Rio, seguida pela Imperatriz Leopoldinense. A quarta a desfilar será a Unidos de Vila Isabel. Acadêmicos do Salgueiro vai ser a quinta, e a Beija-Flor de Nilópolis fecha o primeiro dia.
Já na segunda-feira, já estava definido que a União da Ilha do Governador, 11a colocada este ano, daria início à noite. Após o sorteio, ficou definido que a São Clemente será a segunda a se apresentar. A amarela e preta será seguida da Mocidade Independente de Padre Miguel. Depois, virão as três primeiras colocadas de 2016. A Unidos da Tijuca, atual vice-campeã, será a quarta. Portela, terceira colocada este ano, vai ser a quinta a entrar na passarela, antecedendo a campeã de 2016, a Mangueira.
Essa ordem de segunda-feira foi fechada após algumas trocas de posição entre as escolas, permitidas pelo regulamento do sorteio. Os presidentes das agremiações tiveram cinco minutos para as trocas. Primeiro, Mocidade e Tijuca mudaram as posições de desfile. Depois foi a vez de São Clemente, que encerraria a noite, trocar com a verde e rosa.
Em 2017, os desfiles começarão mais tarde, às 22h, e cada escola terá 75 minutos para atravessar a Sapucaí.