O setor de Psicologia da Secretaria de Saúde de Maripá passará a ofertar a partir desta semana, dois grupos de apoio psicológico para públicos específicos do município. O primeiro tem como objetivo oferecer apoio para familiares de dependentes químicos.
Dele podem participar pessoas que tenham em sua família dependentes de álcool e drogas. O segundo é o grupo de apoio em saúde mental que será voltado ao atendimento de pacientes psiquiátricos ou que fazem uso de medicação psicotrópica como antidepressivos e ansiolíticos.
Os grupos serão coordenados pela psicóloga Karolina Schadeck. As reuniões serão realizadas a cada 15 dias, com início hoje. O local dos encontros será a Unidade de Atendimento de Saúde da Família, próximo à prefeitura. Para a secretária da pasta Andréia Bento Maria Scudeller, a saúde mental deve ser trabalhada em longo prazo e de forma contínua. Por isso, optou-se por ofertar os grupos de apoio. “Desde o mês março, temos mais uma psicóloga integrando nossa equipe. Com isso, pudemos ampliar os serviços e atendimentos à população e o apoio psicológico a esses grupos específicos foi uma das necessidades identificadas”, relata.
Os munícipes que têm interesse em participar de algum dos grupos devem deixar nome e telefone para contato na recepção da Unidade de Saúde da Família ou podem procurar diretamente o setor de Psicologia da unidade. Os interessados podem ainda entrar em contato pelo telefone (44) 3687-1506.