Cotidiano

Itália escolhe prefeitos e deve consagrar candidatos antissistema

201606051156017031_AP.jpgROMA ? As eleições municipais começaram neste domingo, na Itália, e favorita para ocupar a prefeitura de Roma é a fotogênica advogada Virginia Raggi, integrante do Movimento 5 Estrelas (M5S, na sigla em italiano). Ela faz oposição ao primeiro-ministro, Matteo Renzi, que, diante do favoritismo da moça, tem que conseguir eleger seus candidatos em outras grandes cidades ? como Milão, Nápoles e roma Bolonha ? para evitar pressão interna no Partido Democrático.

O Movimento 5 Estrelas é considerado antissistema, que tem recebido cada vez mais apoio da população por conta, principalmente, de grandes escândalos de corrupção e da deterioração dos serviços públicos. Na última sondagem divulgada, Virginia tinha entre 32% e 35% das intenções de voto. Ela precisa conseguir pelo menos 50% para evitar o segundo turno, no dia 19. Se vencer, ela será a primeira mulher a ocupar o cargo.

Por isso, considera-se que as eleições deste domingo põem à prova a força do partido de Renzi. No entanto, alguns analistas dizem que a verdadeira prova de fogo será um referendo sobre emendas constitucionais apresentadas pelo governo de Renzi, a ser realizado daqui a alguns meses.

201606051132309447_AFP.jpgAproximadamente 13 milhões de pessoas, ou um quarto da população adulta, são elegíveis para votar nas nas cerca de 1.300 cidades.

A votação abriu às 7h e fechará às 23h (na hora local, que corresponde a 2h e 18h, no horário de Brasília, respectivamente). Logo após as urnas fecharem, os primeiros resultados das maiores cidades devem ser anunciados.