Cotidiano

Hillary ganha mais delegados e já fala como candidata democrata

US-HILLARY-CLINTON-ATTENDS-GET-OUT-THE-VOTE-RALLY-IN-LOS-ANGELES-GRA2OLNBT.1.jpgWASHINGTON – Numa ocasião que se tornou mais simbólica para coroar a confirmação de Hillary Clinton como candidata democrata à Casa Branca, a ex-secretária de Estado passou a se considerar a representante do partido no dia em que ela e o senador Bernie Sanders se enfrentam em primárias nas urnas de seis estados ? para angariar mais delegados e alcançar a indicação através dos representantes.

Hillary começou a noite sendo declarada vencedora em Nova Jersey, segundo principal estado de uma noite que tem ainda a Califórnia, estado mais populoso do país. Sanders ganhou na Dakota do Norte, que aloca uma quantidade pequena de delegados.

“A história foi feita”, escreveu ela no Twitter. “Hoje, podemos dizer com orgulho que, nos EUA, não há barreira tão grande e nem teto tão alto para atingir.”

Hillary history made

hillary supert

Apesar da disputa continuar formalmente, como uma contagem da AP na segunda-feira apontou que novos votos de superdelegados (delegados com voto livre no partido) dão a conquista matemática à ex-primeira-dama, ela busca agora unir o partido para mirar no republicano Donald Trump, seu futuro rival em busca da Presidência.

Hillary conquistou delegados suficientes para garantir a nomeação de seu partido mesmo antes das votações desta terça-feira, segundo as últimas confirmações feitas pela AP. Mas seu gerente de campanha, Robby Mook, disse que ainda estão encorajando seus apoiadores e voluntários a ?ficar no clima? durante as disputas em Montana, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Nova Jersey, Novo México e Califórnia ? onde ela ainda corre o risco de perder para Sanders.

Ex-senadora por Nova York e ex-secretária de Estado, Hillary será a primeira mulher da História do país a se lançar como candidata presidencial de um grande partido político, caso confirmada na convenção nacional, em julho.

? Estamos prestes a fazer história, e iremos comemorar isso hoje à noite ? afirmou Mook à rede CNN. ? Há muita gente que queremos fazer votar hoje. Não queremos enviar a mensagem de que alguns votos não importam.

eua.jpg

Pelas regras do Comitê Nacional Democrata, a maioria dos delegados da convenção partidária de 25 a 28 de julho são concedidos pelo voto popular em eleições estado a estado. Os superdelegados só votam na convenção.

A Califórnia é a grande premiação desta terça-feira, por ser o último e o maior estado a votar no que se tornou uma disputa de primárias surpreendentemente acirrada para escolher o candidato democrata da eleição geral de 8 de novembro. Se Sanders, que até recentemente aparecia atrás nas pesquisas de intenção de voto na Califórnia, for o vencedor, esse resultado pode atrapalhar a capacidade de Hillary unir a legenda antes da convenção partidária de 25 a 28 de julho. Hillary está ansiosa para voltar as atenções totalmente para o embate contra o provável indicado republicano, Donald Trump.

US-BERNIE-SANDERS-CAMPAIGNS-IN-CALIFORNIA-ON-PRIMARY-DAY-G7E2OMG8K.1.jpg

O senador está atrás de Hillary, a 800 delegados de distância, e também perde a votação popular por mais de três milhões de votos, segundo o site RealClearPolitics.com. Mas a campanha de Sanders considerou a vitória de Hillary anunciada pelos meios de comunicação como uma ?conclusão apressada?. A conduta de Sanders está no centro da preocupação do partido, à medida que se aproxima uma forte competição com Trump.

Na terça-feira, Hillary recebeu o apoio de Nancy Pelosi, democrata da Califórnia e ex-presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, que esperou até o dia da votação estadual para declarar sua escolha. O presidente Barack Obama indicou que está ansioso para começar a fazer campanha, afirmou a Casa Branca, mas ?quis dar aos eleitores a oportunidade de ir às urnas antes de influenciar na corrida democrata?.

US-CLINTON-VOTE-DEMOCRATS-GRA2OLT3U.1.jpg