DESCARTE LEGAL

Fibra mantém ponto de coleta de lixo eletrônico na Vila A

Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional
Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

Foz do Iguaçu - Você tem em casa equipamentos eletrônicos sem uso e que precisam ser descartados? A Fundação Itaipu-Brasil de Previdência e Assistência Social (Fibra) mantém um ponto de coleta de lixo eletrônico em frente à sua sede, na Vila A (Avenida Gramado, 50). Desde que foi instalado, em setembro de 2021, cerca de uma tonelada de materiais foi recolhida no local.

O ponto de coleta fica ao lado da portaria, com acesso livre para a comunidade. A iniciativa é uma parceria da Fibra com a Lixotec, que há mais de uma década faz coleta gratuita de lixo eletrônico em Foz do Iguaçu.

O que pode ser descartado?

A lista de materiais eletrônicos que podem ser descartados no local é extensa. Vai de celulares até partes de computadores, nobreaks, estabilizadores, pendrives, HD, monitores LCD, aparelhos de DVD, fax, videogame, eletrodomésticos, CDs, DVDs, disquetes, fitas, cabos e fios, entre outros.

Mas atenção: não são aceitos TVs e monitores de tubo, pilhas, plásticos, lâmpadas nem cartuchos de toner de impressora.

Objetivo

De acordo com a Fibra, o foco do projeto é oferecer à população e às empresas da cidade uma maneira fácil, rápida e gratuita de descartar o lixo eletrônico, respeitando a legislação ambiental.

Depois de recolhido, a Lixotec faz a triagem e separação dos materiais para destinação adequada. Aqueles que ainda funcionam têm seus componentes reaproveitados e os demais, quando possível, são encaminhados para a reciclagem.

Fonte: Itaipu