Em fevereiro/2021 choveu abaixo das médias históricas em boa parte do Paraná, ou seja, houve déficit de chuvas. As anomalias (chuva observada menos média histórica) foram positivas apenas no leste paranaense (especialmente no litoral). Ocorreram vários eventos com acumulados diários acima dos 50 mm nas praias ao longo do mês (19/02 e 27/02 em Paranaguá, por exemplo). No interior paranaense as pancadas de chuva, em sua grande maioria, ocorreram de forma isolada, principalmente durante as tardes. O déficit de chuva foi maior no oeste e em parte do noroeste do Estado (acima dos 120 mm).
As temperaturas médias ficaram perto ou abaixo das médias históricas no Estado. Houve dois períodos com presença de uma massa de ar seco e menos aquecido, que contribuiu para ocorrência de temperaturas baixas no amanhecer (entre 05 e 08/02 e entre 17 e 20/02). Esta situação foi observada especialmente em parte do interior paranaense. A menor temperatura do mês ocorreu em General Carneiro: 5,6°C no dia 18/02. Em Antonina tivemos o maior valor: 40,6°C no dia 04/02.
Fim de semana
Nesta sexta-feira (12), a estabilidade predomina em grande parte das regiões paranaenses. No sábado (13), o panorama das condições do tempo, permanece semelhante aos dias anteriores. O calor disponível viabiliza a formação de nuvens de chuva, principalmente na região leste e Campos Gerais. O tempo continua abafado, principalmente durante o período da tarde no interior. Em Curitiba as temperaturas podem chegar aos 30ºC.