
Antes de começar, Modi pediu que todos os indianos tornem o yoga como parte de suas vidas, dizendo que a prática, que teve início na Índia Antiga e se espalhou pelo planeta, não diferencia ricos e pobres, e é acessível para todos, não importa a faixa etária ou a crença religiosa.
“Com orçamento zero, yoga proporciona uma garantia saúde e não faz distinção entre ricos ou pobres”, disse Modi aos participantes do evento.
O Dia Internacional do Yoga foi “decretado” pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2014. Os representantes dos governos ali presentes voltaram quase que unanimemente pela escolha da data, que também marca o início do verão no Hemisfério Norte.

Sessões similares de yoga aconteceram em vilas e cidades por toda a Índia. Em Nova Délhi, centenas de milhares se reuniram para fazer yoga, em sessões organizadas pelo governo em parques e na praça central.
Em Nova York, várias posições de yoga foram projetadas em uma parede do edifício sede da ONU para destacar que a prática pode ajudar a organização a alcançar metas sustentáveis.

