O transporte intermunicipal rodoviário dos municípios que compõe a RMCA (Região Metropolitana de Cascavel) terá um novo plano a partir de 2023 e, com isso, uma nova licitação será realizada com objetivo de melhorar os serviços. Para contribuir com este planejamento que atenda às necessidades locais, os servidores do DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) farão uma pesquisa em campo nos terminais rodoviários da região a partir da próxima semana, buscando a origem, destino e satisfação dos usuários.
Maria Elizabete Bozza, coordenadora de transporte rodoviário comercial do DER-PR esteve ontem (1º), em Cascavel, coordenando uma consulta pública realizada no auditório da Prefeitura de Cascavel, quando foram repassadas as informações sobre o formato do novo plano que será elaborado para todo o Paraná, mas que terá as necessidades específicas de cada região e, por isso, o DER está consultando prefeitos e autoridades locais nos encontros, que é a fase de estruturação do plano.
“Vamos unir as informações dos municípios e das pessoas que utilizam este serviço para podermos fazer esse plano o mais perto possível da realidade que atenda os usuários e que possamos atrair empresas interessadas a prestar os serviços”, explicou Bozza. A expectativa é que o Plano de Mobilidade Intermunicipal esteja pronto em até um ano e meio, para que em seguida, as novas licitações sejam lançadas, em lotes por região.
Segundo a coordenadora, este é a primeiro plano que está sendo tabulado e trabalhado nesses moldes no Estado e que, por isso, sugestões da comunidade são de extrema importância, para que o novo sistema garanta o atendimento mais moderno e seguro. Ainda ontem, o mesmo encontro foi realizado na cidade de Toledo.
Além do trabalho da pesquisa em campo, sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] até o dia 14 de novembro. As consultas públicas já foram feitas nas cidades de Londrina, Maringá, Umuarama, Campo Mourão e as próximas ocorrem em Apucarana e em Curitiba.
Terminais rodoviários
Uma das novidades que foi apresentado durante o encontro em Cascavel e Toledo é a necessidade de todos os municípios terem seu próprio terminal rodoviário, para que consiga fazer parte da rede de atendimento do sistema. Segundo a coordenadora do DER-PR, os encontros são justamente para passar informações importantes e maneiras de as cidades poderem viabilizar esses projetos, inclusive com ajuda financeira, entre elas, do Paranácidade que pode financiar os projetos. “Os municípios que não vieram vamos encaminhar as informações para que fiquem cientes do andamento dos trabalhos que estamos realizando”, falou.
As linhas metropolitanas são as que fazem até 30 quilômetros de distância, e na região de Cascavel é bastante forte entre os municípios de Toledo, Corbélia e Santa Tereza do Oeste, principalmente por receber e por levar trabalhadores de uma cidade para a outra. O trabalho está sendo realizado em conjunto com pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina.
Região metropolitana
Durante a tarde de ontem (1º) foi realizada também a primeira audiência pública para a elaboração do PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado) da RMCA (Região Metropolitana de Cascavel). Duas reuniões preparatórias com prefeitos e técnicos dos 24 municípios que integram a região já foram realizadas para elaborar o Recorte Territorial da Região Metropolitana de Cascavel.
Durante a audiência foram repassadas as contribuições sobre os resultados preliminares obtidos na Etapa 3 da elaboração do PDUI, na qual devem consta o Diagnóstico, as Diretrizes e Propostas Setoriais Prioritárias. De acordo com o que estabelece o Estatuto da Metrópole (Lei Federal nº 13.089/2015), já estão disponibilizados no site do PDUI da Região Metropolitana de Cascavel o Relatório Técnico produzido para esta etapa e as demais informações sobre a realização do evento.
Segundo o analista de Desenvolvimento Municipal do Paranácidade e gestor do PDUI da RMCA, Geraldo Farias, embora a Região Metropolitana de Cascavel já esteja criada por lei estadual, com a criação do Estatuto da Metrópole, a aceitação de participar ou não de Regiões Metropolitanas deve partir dos municípios. “Estamos promovendo o melhor entendimento dos municípios para que decidam se querem ou não continuar”, salientou.
Gustavo Taniguchi que é consultor da Urbtec, empresa que está realizando o PDUI, disse que o transporte intermunicipal é um dos principais assuntos que está sendo discutido no plano e que está apontando a importância de as cidades terem uma estrutura para atender tanto a população para o transporte local quanto o intermunicipal.