RIO ? Pesquisadores russos anunciaram a descoberta dos escombros de uma base secreta nazista instalada numa ilha no Círculo Polar Ártico durante a Segunda Guerra Mundial. A expedição recolheu cerca de 500 artefatos, incluindo uniformes militares, munições, armamentos e equipamentos meteorológicos. A presença das forças alemães na região era conhecida por registros históricos, mas sua localização era um mistério guardado por mais de sete décadas.
? Até então, ela só era conhecida por fontes escritas, mas agora nós temos uma prova real ? celebrou Evgeny Ermolov, pesquisador do Parque Nacional Ártico Russo. ? Podemos inserir esses dados no conhecimento científico para expandir e esclarecer as operações do exército alemão na região ártica durante a guerra.
Batizada como Schatzgräber (caçador de tesouro, em alemão), a base foi instalada na Terra de Alexandra, uma grande ilha do arquipélago de Francisco José, no Oceano Ártico, região hoje pertencente à Rússia. A estrutura ocupava uma grande área a cerca de 500 metros da costa, com espaço suficiente para um campo de pouso temporário.
Segundo os pesquisadores, o complexo nazista era composto por uma estação meteorológica, uma rede de fortificações na costa, um campo reserva em Cape Nimrod e um aeródromo temporário. Registros históricos indicam que a base foi instalada em novembro de 1943 e funcionou até julho do ano seguinte. Durante este período, foram produzidos mais de 700 boletins meteorológicos, que foram transmitidos para o comando militar nazista.
? Com base em fontes históricas autênticas, incluindo as memórias de um dos membros do grupo de meteorologistas alemães, nós conduzimos um estudo sobre a estação ? disse Ermolov. ? Agora nós podemos reconstruir os eventos e dissipar falsos mitos.
Os dados coletados pelos meteorologistas serviam para apoiar cruzadores e submarinos nazistas que realizavam ataques na rota marítima do norte, bastante utilizada por embarcações russas. Entre os artefatos descobertos estão pertences pessoais, documentos e outros itens com o símbolo nazista, alguns datados de 1942.
A base foi abandonada em julho de 1944, após todos os membros da equipe nazista adoecerem com triquinelose, causada pela ingestão de carne de urso polar. Eles foram evacuados e a estação foi deliberadamente destruída, o que dificultou a sua localização.
Os artefatos descobertos foram catalogados e transportados para a cidade de Arkhangelsk, no norte da Rússia, para serem analisados. Uma exposição aberta ao público está programada ainda para este ano.