O comércio londrino, lotado nesta época do ano, afasta da mente a palavra ?crise?. As milhares de luzes (só na Oxford Street são 750 mil lâmpadas de LED) atenuam a escuridão do inverno, e as vitrines das lojas de departamento ganham decorações que se transformam em atração turística. Pistas de patinação no gelo se espalham pela cidade e festivais tomam palcos e ruas. Ninguém morre de tédio no Natal da capital.
A programação cultural é imbatível. Para começar, de novembro a janeiro, os teatros promovem as pantomimas, comédias musicais baseadas em contos de fadas. O público participa, grita (?Olhe atrás de você!!!?, é o grito de guerra) e dá gargalhadas com a desconstrução de mitos infantis. Uma das produções mais divertidas desta época é ?Peter Pan goes wrong?. Como diz o título, tudo dá errado na Terra do Nunca. É de morrer de rir. A peça ? sucesso de crítica e público ? estará em cartaz até 29 de janeiro no Apollo Theatre (peterpangoeswrong.com).
Para quem prefere os clássicos, ?O Quebra-Nozes? e ?Giselle? são encenados todos os anos pelo English National Ballet até janeiro, no London Coliseum (www.eno.org). A temporada de ópera deste ano tem ?Il Trovatore? (até fevereiro) e ?Der Rosenkavalier? (O Cavaleiro da Rosa, até janeiro) no estonteante cenário da Royal Opera House (roh.org.uk). No Royal Albert Hall, há concertos, corais e bandas. É uma festa familiar, na qual o público coloca chapéu de rena ou de duende para aplaudir canções de Natal tradicionais (royalalberthall.com). No palácio de Hampton Court, atores encenam um Natal dos tempos da dinastia Tudor (hrp.org.uk). Todos podem ser reservados on-line.
Ainda tem o festival de inverno que o Hyde Park abriga anualmente, também até janeiro.
A Winter Wonderland (hydepark winterwonderland.com) é um parque de diversões, com carrossel, montanha-russa, roda-gigante, circo, vinho quente, salsichão e algodão-doce, entre muitas outras alegrias que deixam o espírito natalino descontrolado. Apenas uma dica: vá de dia e fuja das filas noturnas, gigantes e geladas.
Paris: concerto no jantar
Recentemente restaurada, a inesquecível Igreja de Sainte-Chapelle, na Île de la Cité oferece jantar com concerto de Natal ao longo do mês de dezembro, além de apresentações especiais nos dias 30 e 31. Mas há música clássica quase que diariamente nessa joia da arquitetura gótica, famosa por suas paredes de vitral. Os concertos acontecem depois do horário de visitas, e os ingressos podem ser reservados pelo site fnactickets.com.
Roma: festa, frio e sorvete
Quem disse que Natal e frio não combinam com sorvete? E daí, né? Em Roma não tem época certa para explorar uma gelateria. E uma pequena casa artesanal anda disputando o posto das melhores sorveterias de Roma com nomes tradicionais. A Comme il Latte só usa ingredientes de alta qualidade em suas receitas cremosas, como o sabor caramelo com sal rosa do Himalaia. O endereço, Via Silvio Spaventa 24/26, fica perto da Piazza della Repubblica.
Barcelona: torrones na ceia
A família Planelle começou a vender torrones em Barcelona no Natal de 1868. Nunca mais parou. No início, os comerciantes saíam vendendo de porta em porta. Em 1920 conseguiram abrir sua primeira loja, ainda hoje um endereço tradicional da cidade. À base de amêndoas, mel e açúcar, os torrones são obrigatórios na mesa dos espanhóis nesta época do ano. A torroneria Planelle Donat fica no Bairro Gótico: Portal de L?Angel 27.